Aluno da UFCG vence Prêmio Minas Design

Caio Márcio Almeida irá participar do Salone Internazionale del Mobile em Milão, na Itália

O estudante do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Caio Márcio Almeida e Silva, conquistou o primeiro lugar na categoria estudante do Prêmio Minas Design - concurso nacional de projeto de produto - realizado pelo Sebrae-MG, e irá participar do Salone Internazionale del Mobile, em abril de 2009, na cidade de Milão, Itália.

A premiação aconteceu no último dia 10, na Casa Cultural Fiat, em Belo Horizonte. Os participantes concorreram em cinco pólos (bucha vegetal, aço inox, resíduos, alumínio e móveis de madeira). Caio venceu no pólo ubá (madeira) com o projeto Studie Day Bed, uma cama multifuncional, criada com vários compartimentos para dar comodidade aos estudantes.

O estudante conseguiu classificar dois projetos. Além do Studie Day Bed, o outro trabalho classificado é um módulo com capacidade de compor seis móveis diferentes, destinado ao público infantil. No próximo ano, o estudante participará de uma rodada de negócios com empresários do ramo moveleiro do Brasil, promovida pelo Sebrae, para mostrar o produto, com o intuito de comercialização.

O projeto contou com a orientação do professor Pablo Torres, da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial. Segundo Caio Márcio, a idéia foi desenvolver um local funcional, que proporcionasse um estudo com maior prazer e descanso. “A Studie Day Bed trata-se de uma cama com dimensões reduzidas, que tem como finalidade uma acomodação confortável do seu usuário, quando este precisa realizar atividades deitado, inclusive, os estudos”, comenta.

A Studie Day Bed é composta por uma cama com prateleiras (nichos) na parte inferior, onde são colocados livros, revistas, CDs e outros objetos, como se fosse uma mini-biblioteca. O espelho da cama possui um alto relevo que ao ser puxado, revela a presença de um quadro branco. Por baixo do quadro branco há um painel de cortiça (para recados, fotos e afixação de outros documentos). A cama tem como assessórios: um colchão, um baguete (travesseiro) e um puff.

A cama funcional é produzida em MDF, revestida com laminado branco e laranja, todo montado com parafuso mini-fix e atarraxado. Em baixo, há sapatas de plástico, sob lâminas transversais de MDF. Há duas corrediças para facilitar a movimentação do quadro branco. O laminado do quadro e a cortiça são colados.

O Prêmio Minas Design elegeu os melhores nas categorias profissional e estudante. Na profissional, o paraibano Sérgio Matos também foi premiado e também irá para Milão, junto com Caio Márcio, representar a Paraíba.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 22/12/2008