Centro de Humanidades da UFCG realiza eventos para marcar o início do semestre 2005.2

O Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande promove, no per?odo de 06 a 10 de fevereiro de 2006, uma programa??o especial para o in?cio do semestre letivo 2005.2, na UFCG.

Sucesso no semestre passado, esta pr?tica adotada pela atual gest?o do Centro de Humanidades, atrav?s dos professores Lemuel Guerra e Rosilene Montenegro, Diretor e Vice-Diretora do CH, respectivamente, j? est? consolidada no meio acad?mico da UFCG. Desta vez, o evento ainda ser? maior e melhor. Na programa??o, al?m da aula inaugural do semestre 2005.2, com o Dr. Dan Baron (Inglaterra), constam ainda uma oficina intitulada ?A Pedagogia da Transformance?, uma apresenta??o teatral ? com a pe?a ?Valsa n? 6?, de Nelson Rodrigues ? e um Recital de Canto L?rico, com a soprano ?rika Kalina. Tamb?m ser?o realizadas reuni?es com os servidores e representantes dos Centros Acad?micos do CH e do DCE/UFCG.

De acordo com o professor Lemuel Guerra, o in?cio de cada semestre letivo significa sempre um conjunto de desafios acad?micos e humanos a enfrentar. ?Novos alunos chegam ? universidade e o peso da aus?ncia dos que sa?ram come?a tamb?m a ser sentido. Essa promessa de recome?o nos anima e para come?ar bem, promovemos as atividades de abertura do novo per?odo, oportunidades em que desejamos entrosar os que est?o chegando e os que j? fazem parte da comunidade acad?mica do CH?, acrescentou.

O Diretor do CH acredita que unir Arte, Ci?ncia e Filosofia pode facilitar este entrosamento n?o somente das turmas, mas de toda a comunidade acad?mica. ?Nada melhor do que unir Arte, Ci?ncia e Filosofia, num conjunto de eventos que pretendem tamb?m provocar e inquietar alunos, professores e funcion?rios do Centro de Humanidades?, concluiu Lemuel.

Aula inaugural

Prevista para acontecer ?s 19 horas, no dia 06/02, no Audit?rio do Centro de Extens?o Jos? Farias da N?brega, na UFCG, a aula inaugural do semestre 2005.2 ser? proferida pelo Dr. Dan Baron Cohen e ir? abordar o tema Alfabetiza??o Cultural ? a luta ?ntima por uma nova humanidade.

O Dr. Dan Baron Cohen nasceu em Londres, em 1957, e formou-se em Literatura Inglesa, com p?s-gradua??o em Teatro Pol?tico, pela Universidade de Oxford. Vivendo h? seis anos no Brasil ? pa?s do mestre Paulo Freire, muito presente na metodologia de Baron ? o Dr. Cohen colabora com as comunidades sem terra, ind?gena, sindical e universit?ria na forma??o de educadores comunit?rios e arteducadores. Destaca-se ainda por sua colabora??o na constru??o dos monumentos: ?As Castanheiras de Eldorado dos Caraj?s?, constru?do coletivamente por 800 sobreviventes do massacre de Eldorado dos Caraj?s (17/04/1996), no sul do Par?, local dos crimes contra os povos amaz?nicos; ?L?grimas de Sangue?, em Florian?polis ? SC; ?Campo e Cidade, Uni-vos? e ?Terra ? Vida?, em Fraiburgo ? SC; ?Lembre de 25 de Maio?, em Abelardo Luz ? SC; ?Dan?a de 2000 P?s?, na Unicamp/SP e ?Monumento de Resist?ncia dos Povos Ind?genas do Brasil?, em Monte Pascoal ? BA.? Atualmente ? presidente da Associa??o Internacional de Drama-Educa??o (IDEA) e participa do GT de Cultura do F?rum Social Mundial.

Oficina A Pedagogia da Transformance

A oficina intitulada A Pedagogia da Transformance acontece na Sala 21, da Unidade Acad?mica de Arte e M?dia, no per?odo de 07 a 09 de fevereiro, pela manh?, das 9 ?s 13 horas, e ? noite, de 18 ?s 21h30min. Ser? ministrada pelos professores Dan Baron e Manoela Souza. As inscri??es podem ser feitas na Secretaria do Centro de Humanidades (fone: 3310-1203), no hor?rio de 8 ?s 19 horas, a partir do dia 01 de fevereiro. O evento ? gratuito e as vagas s?o limitadas.

Teatro

Programado para o dia 08/02, no Audit?rio da Unidade Acad?mica de Arte e M?dia, o espet?culo teatral ?Valsa n? 6?, de Nelson Rodrigues, ? um mon?logo carregado de dramaticidade.

A atriz Ana Cec?lia ir? interpretar a personagem S?nia, uma menina que acaba de completar 15 anos. Estudou nos melhores col?gios, ? educad?ssima e tem obsess?o pela ?Valsa n? 6? de Chopin. No desenrolar da hist?ria, sempre com a ?Valsa n? 6? funcionando como pano de fundo, a menina vai revelando uma trama de assassinato, adult?rio, dupla personalidade, alucina??es. O evento tamb?m ? gratuito e tem a dire??o do professor Jos? Gl?ucio Ferreira de Figueiredo, da UAAMI/CH.

Apresenta??o musical

Uma das atra??es da programa??o especial de in?cio do semestre 2005.2, no Centro de Humanidades da UFCG, ? a apresenta??o do Recital de Canto L?rico, com a soprano ?rika Kallina. O programa do Recital inclui ?rias de ?peras, can??es brasileiras e alem?s. O evento ser? realizado no pr?ximo dia 10/02, no Audit?rio do Centro de Extens?o da UFCG, a partir das 19 horas. A entrada ? gratuita.

?rika Kallina ? natural aqui mesmo de Campina Grande e estuda canto desde o ano 2000 com o professor Lemuel Guerra. Tamb?m j? participou de cursos de curta dura??o, ministrados por profissionais de renome no cen?rio musical, tais como: Dra. Martha Herr, Eduardo Xavier, Amar?lis Rebu?, Marcelo Okay, Francisco Frias, dentre outros. Foi a vencedora do MARACANTO, em agosto de 2005, e em novembro desse mesmo ano conquistou o 1? lugar no concurso nacional de canto ?Vencedor dos Vencedores?, realizado em S?o Paulo. No curr?culo de ?rika Kallina ainda constam a sua atua??o como solista dos espet?culos ?Stabat Mater?, de Pergolesi (em 2004), e ?Magnificat?, de Vivaldi (em 2005), ambos realizados em Campina Grande. No pr?ximo m?s de abril, ?rika dever? se apresentar com a Orquestra Sinf?nica do Estado de S?o Paulo, naquele estado. Ainda este ano far? os pap?is principais em ?Bastien e Bastienne?, de Mozart, e ?Suor Ang?lica?, de Puccini, a se realizarem em Jo?o Pessoa e Campina Grande, respectivamente.

Data: 02/02/2006