O comprometimento é com o desenvolvimento do Semiárido, diz diretor pro tempore do campus Sumé

O modelo de gestão e de parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Prefeitura de Sumé para o funcionamento de uma escola municipal de ensino fundamental no interior do campus universitário, foi o ponto principal de uma conversa entre o diretor pro tempore do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido (CDSA), Marcio Caniello, e o prefeito Francisco Duarte Neto.

Instituir um sistema educacional voltado para a realidade do campo, às questões da agricultura familiar, e promover a qualificação integrada para o desenvolvimento sustentável do Semiárido foi a máxima da proposta apresentada pelo diretor do campus Sumé. “Já estamos pensando na implantação de uma escola de ensino médio, no modelo técnico-agrícola, num futuro bem próximo”, antecipou, delineando um projeto a ser apresentado ao Ministério da Educação.

Idealizador e coordenador do projeto Universidade Camponesa, implantado em Sumé desde 2003, Caniello defende um educação integrada. “Pensamos numa escola de nível fundamental diferente, alinhada à ideologia da UFCG, do comprometimento com o meio em que está inserida”. Para ele, mesmo em níveis bem distintos, num certo ponto, os alunos do básico e da graduação podem se integrar. “O da educação básica se preparando para o futuro, se vocacionando para a vida universitária. E o graduando, participando de projetos extensionistas direcionadas àquela gente e região”.

No encontro também foram tratadas questões de infraestrutura, como saneamento e a extinção completa de um lixão próximo ao futuro campus universitário - transformando aquele espaço em uma área de lazer, complexo esportivo ou praça arborizada – e o agendamento de uma reunião com os empresários da região, para que a diretoria de Centro passe orientações sobre a participação em processos de licitação e concorrências públicas para o fornecimento de bens e serviços. “Esse dinheiro deve ser aplicado na região, faz parte do processo de desenvolvimento sustentável que motivou a criação do campus”, disse Caniello.

O encontro aconteceu na última quarta-feira, 21, após Caniello acompanhar técnicos da UFCG, engenheiros e arquitetos, nos últimos ajustes dos projetos de reforma e de adequação das instalações da Escola Agrotécnica de Sumé, onde funcionarão os primeiros cinco cursos de graduação daquele centro, a partir de agosto próximo. Também participaram da reunião, o vice-prefeito e secretário de educação municipal, Edén Duarte, o presidente da câmara municipal e alguns vereadores e empresários.

Cursos

Para o semestre 2009.2, em vestibular especial, serão oferecidos cinco cursos de graduação: as engenharias de Biossistemas, de Produção Agroindustrial e de Biotecnologia, e as licenciaturas em Educação do campo e em Ciências Sociais. Em 2010, serão oferecidos os cursos de tecnólogos em Gestão Pública e em Gestão do desenvolvimento Rural.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 23/01/2009