Reunião Anual da SBPC terá 17 núcleos

Temas contemplam diversidade da Amazônia

As conferências, mesas-redondas, simpósios e minicursos que comporão a 61ª Reunião Anual da SBPC, de 12 a 17 de julho, em Manaus (AM), serão organizados em torno de 17 núcleos temáticos. Eles foram definidos pela Comissão de Programação Científica (CPC), que se reuniu pela primeira vez no dia 22 de janeiro, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus.

Com a coordenação de Adalberto Val, diretor do Inpa, a CPC conta com representantes das diferentes áreas do conhecimento, de todas as regiões do País, e de representantes das entidades parceiras da SBPC na realização da Reunião: Universidade Federal do Amazonas, que abrigará o evento, Universidade do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

A próxima reunião do grupo será em São Paulo, em 05 de março. Até lá, os membros da CPC farão uma revisão das sugestões apresentadas em Manaus, inclusive na denominação dos núcleos. Ao mesmo tempo, o coordenador da Reunião Anual e secretário geral da SBPC, Aldo Malavasi, solicitará às entidades associadas que informem as atividades que pretendem realizar em Manaus.

Os núcleos temáticos são os seguintes:

- A Amazônia na mídia

- Amazônia: questões nacionais, multilaterais e mundiais

- Ano Internacional da Astronomia

- Ciência na Amazônia: ontem, hoje e amanhã

- Clima, água e ambiente

- Conhecimentos científicos e saberes tradicionais

- Cooperação internacional

- Culturas amazônicas

- Desenvolvimento da Amazônia

- Direitos e titularidades na Amazônia

- Educação da e para a Amazônia