Pescadores de Cuité comemoram sucesso de projeto da UFCG

Projeto envolve 12 famílias no cultivo de tilápias em tanques-rede

Os pescadores do Açude Boqueirão do Cais, município de Cuité, estão otimistas com os resultados alcançados no cultivo do peixe tilápia em tanques-rede. Os pescadores fecharam o primeiro ciclo com uma receita de mais de R$ 6 mil e oitocentos reais, da venda dos peixes por eles cultivados no sistema de tanques-rede, um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, e pelo Programa de Estudos e Ações Para o Semi-Árido (Peasa), com o apoio da Fundação Parque Tecnológico e da Escola Virgem de Lourdes e financiamento do CNPq.

Mais dois lotes de alevinos estão sendo cultivados, com previsão de lucro certo para os pescadores. Uma parte dos recursos será reinvestida na criação de tilápias em tanques-rede. O projeto envolve 12 famílias de pescadores da Comunidade Boqueirão do Cais. Os peixes produzidos pelo grupo estão sendo comercializados nas feiras de Cuité e cidades circunvizinhas.

(Helda Suene - Asscom Peasa/UFCG)

Data: 03/02/2009