Oficina discute inclusão da Educação Contextualizada em escolas do Semi-Árido

“Construindo Educação para a Convivência com o Semi-Árido”. Este é o tema de oficina realizada nestes dias 04 e 05 de fevereiro, no município de Picuí, Agreste paraibano. O evento tem como finalidade construir um esboço do projeto Político-Pedagógico para o ano letivo 2009, focado na Convivência com o Semi-Árido.

A oficina é fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro (Resab) e Prefeitura local.  De acordo com o diretor do INSA, Roberto Germano Costa, a questão é complexa, porém muito importante para a sociedade, por estimular a permanência e a convivência com as peculiaridades locais.

- Esse trabalho possibilitará uma reflexão sobre a necessidade de construção de uma prática educativa centrada no entendimento dos processos históricos, econômicos, culturais e ambientais do Semi-Árido Brasileiro e das diferentes demandas que são postas para a instituição escolar nessa região. Investir no assunto é uma das metas contidas no Plano Diretor do Instituto – enfatiza o diretor.

Os trabalhos são coordenados pela representante da Resab, professora Adelaide Pereira da Silva. Ao final do encontro será constituída a Comissão de Sistematização e definida uma agenda de trabalho, visando às ações do INSA/Resab na região.

- Nós queremos consolidar uma proposta mediante o diálogo dos diversos sujeitos individuais e coletivos, valorizando suas experiências, considerando a rica diversidade e opções metodológicas do próprio local – observa a professora.

(Aline Guedes - INSA)

Data: 04/02/2009