Mais três faculdades de medicina sofrem sanções do MEC

Medidas cancelam vestibular de duas e reduzem vagas de uma instituição

Dos quatro cursos de Medicina que ainda estavam sob supervisão do MEC (Ministério da Educação), três foram afetados por novas medidas cautelares de saneamento.

Assim, a Universidade Severino Sombra, de Vassouras, e o Centro de Ensino Superior de Valença, ambas no Rio de Janeiro, tiveram suspenso o ingresso de novos alunos - por vestibular, transferência ou qualquer processo seletivo. Já a Universidade Metropolitana de Santos, em São Paulo, terá que reduzir a 50 o número de alunos ingressantes. A decisão vale para o vestibular já realizado, que previa o ingresso de 80 alunos. As restrições prevalecerão até que sejam sanadas as deficiências indicadas pela comissão.

Em dezembro de 2008 o MEC já havia aplicado medidas a quatro outros cursos, suspendendo vestibulares ou reduzindo a quantidade de ingressantes. Essas ações fazem parte da conclusão dos trabalhos de avaliação dos 17 cursos que obtiveram conceitos 1 e 2 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e no IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado).

A comissão avaliou aspectos como a organização didático-pedagógica do curso; a integração do curso com os sistemas local e regional de saúde; a carga horária dedicada ao SUS (Sistema Único de Saúde); o perfil dos quadros discente e docente; a infra-estrutura da instituição e a oferta de disciplinas de práticas médicas. O MEC divulgou um relatório com a listagem de instituições afetadas pelas medidas, considerando os problemas aferidos e a medida cautelar administrativa.

(Portal Universia)

Data: 05/02/2009