Ministro da Educação diz que meta é atingir nota 6 em índice de avaliação

Fernando Haddad ressaltou a aprovação do piso nacional do magistério em pronunciamento em rede nacional

O ministro da Educação, Fernando Haddad, fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, na noite desta segunda-feira, 9.

Segundo ele, a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,8, em 2005, para 4,2, em 2007, mostra uma seqüência de melhoria nos índices da educação. "Nossa meta é chegar à nota 6, que representa a média dos países mais desenvolvidos do mundo."

O ministro afirmou que, para atingir esse objetivo, o governo federal tem investido em ações que beneficiam alunos da creche à pós-graduação.

Na área da avaliação, o ministro anunciou que, em outubro deste ano, o Ministério da Educação (MEC) irá aplicar a Prova Brasil aos alunos do quinto e do nono ano do ensino fundamental, além dos estudantes que concluem o ensino médio. A Prova Brasil, em conjunto com os índices de aprovação, é a base do Ideb.

O ministro disse ainda que essas ações de melhoria da educação passam pelo apoio ao professor. Haddad destacou a aprovação do piso nacional do magistério e a Universidade Aberta do Brasil, com cerca de 560 pólos de formação profissional.

(G1, 10/2)

Data: 10/02/2009