Abertas inscrições para voluntários do Projeto Universidades Cidadãs da UFCG

Objetivo é melhorar a qualidade de vida de populações de baixa renda das comunidades do semi-árido.

Se você é aluno universitário e está interessado em contribuir com o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares e assentamentos rurais, através de trabalho voluntário, inscreva-se a partir desta quinta, 19, no Projeto Universidades Cidadãs. O foco do estágio, que vai de março a dezembro deste ano, é desenvolver atividades de capacitação de jovens e mulheres, capazes de demandar trabalho e geração de renda.

O coordenador do projeto, professor Fernando Garcia, explica que as inscrições são restritas a alunos dos cursos de graduação em Engenharia Agrícola, Desenho Industrial, Arte e Mídia, História, Ciências Sociais, Economia e Administração da UFCG, além de graduandos em Comunicação Social da UEPB. “O aluno deve estar entre o segundo e o penúltimo período do curso”, observou.

O candidato deve estar apto a realizar um conjunto de tarefas necessárias ao funcionamento do projeto, incluindo o planejamento e efetivação das atividades nas comunidades atendidas pelo projeto, bem como a elaboração de relatórios técnicos e a redação de trabalhos de natureza científica. A carga horária será de 12 horas semanais.

As inscrições terminam no dia 3 de março e devem ser feitas através do envio do formulário anexo preenchido para o e-mail aquiri@uol.com.br, devendo-se anexar também o currículo Lattes. “Quem não tiver currículo Lattes, deve providenciar”, alerta Garcia. Os candidatos serão convidados para entrevista no início de março.

O projeto

O Projeto Universidades Cidadãs é desenvolvido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coepe) com o objetivo de promover ações de cidadania e melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda das comunidades do semi-árido.

A iniciativa possibilita que estudantes e professores universitários utilizem seu conhecimento para ajudar a implantar diversas ações de desenvolvimento comunitário e, ao mesmo tempo, se aprimorem por meio da prática e do contato com os saberes populares, propiciando uma relação transformadora entre universidade e sociedade.

Participam do projeto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Sergipe (UFS), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

Formulário de inscrição.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 18/02/2009