Inaugurada prefeitura universitária do campus da UFCG em Sumé

Aulas deverão ter início já no mês de agosto

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG inaugurou na manhã desta quarta-feira, 18, a Prefeitura Universitária do campus Sumé, em solenidade que foi prestigiada por autoridades políticas da região do Cariri paraibano, representantes de entidades da sociedade civil organizada e por professores e técnico-administrativos da Instituição.

A partir do próximo mês de março serão iniciadas as reformas no campus, visando ao início das aulas já no mês de agosto deste ano.

A solenidade foi presidida pelo diretor do CDSA, professor Márcio Caniello, que destacou a importância da instalação da UFCG para o desenvolvimento da cidade de Sumé e de todo o Cariri, enfatizando que tudo começou com a implantação de um campus avançado e o início do Projeto Universidade Camponesa na Escola Agrotécnica de Sumé.

“Essa cidade é merecedora dessa ação da UFCG, já que o campus avançado instalado aqui deu impulso ao processo de expansão da instituição, resultando na criação na criação dos campi de Cuité, no Curimataú, e de Pombal, no Sertão paraibano”, acrescentou Caniello.

Ainda em sua fala, Márcio Caniello, destacou a importância da parceria entre a universidade, a prefeitura de Sumé e de outras entidades da região para levar adiante o projeto do campus Sumé. “Estamos nos instalando agora e isso é mais um passo de um processo que começou em 2003, tendo como mote central as palavras mobilização e parceria, e assim iremos aplicar esse modelo neste campus. Pretendemos transformar o complexo – Escola Agrotécnica e Campus de Sumé – em um educandário voltado para os povos do campo, oferecendo desde a creche até o doutorado, com uma educação contextualizada, pautada nos princípios democráticos”, finalizou.

Ainda da parte da UFCG falou o prefeito universitário do campus Sumé, Francisco Paulino Filho, que informou aos presentes o cronograma de realização das obras de reforma dos ambientes que abrigarão as atividades administrativas e de ensino do CDSA, e o diretor do campus Pombal, professor Martinho Salgado, que fez traçou um histórico das etapas que culminaram na instalação do campus Sumé, enfatizando o empenho do reitor Thompson Mariz e do professor Márcio Caniello para a efetivação do sonho dos “caririzeiros” de ter uma instituição federal de ensino superior na região.

O prefeito de Sumé, Francisco Duarte da Silva Neto, em sua explanação, disse que “com a atuação do Projeto Universidade Camponesa nós começamos a sonhar com o campus da UFCG e isso é hoje uma realidade. Ele agradeceu a Deus pela concretização desse sonho e desejou que a Universidade continue crescendo e se desenvolvendo, promovendo dessa forma, o crescimento de Sumé e do Cariri como um todo. “O futuro das nossas crianças e da nossa juventude está aqui”, concluiu.

Já o vice-prefeito e secretário de educação de Sumé, Éden Duarte, disse que para a cidade e para o Cariri, existirá um antes e um depois da implantação da Universidade Federal de Campina Grande.

À noite, o CDSA realizou no auditório da Secretaria de Educação do município, uma reunião com os fornecedores de bens e serviços e contadores da região, onde o chefe da Divisão de Materiais da UFCG falou sobre o sistema de compras do Governo Federal e deu orientações relevantes a respeito da participação em licitações e pregões públicos na Instituição.

A reunião também teve participação do diretor do CDSA, Márcio Caniello, do servidor Fernando Oliveira, do prefeito do Campus de Sumé, Francisco Paulino e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sumé, Luiz Carlos Gomes de Lira.

(Rosenato Barreto, CDSA/UFCG)

Data: 19/02/2009