topo_cabecalho
UFCG fará convênio com Jardim Botânico da Suíça

Na manhã de hoje, sexta-feira, 3, o Reitor da UFCG, Thompson Mariz, recebeu o diretor do Conservatório e Jardim Botânico da cidade de Ville de Genève, Suíça, Rodolphe Spichiger, que veio ao Brasil acertar detalhes do convênio a ser firmado com a UFCG para pesquisas e catalogação das plantas nativas da caatinga, utilizadas na medicina veterinária.

A partir de abril, o projeto será desenvolvido com sede no Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR, campus de Patos, envolvendo as unidades acadêmicas de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal, começando com um inventário e a criação de um herbário; produção de medicamentos veterinários e pesquisas de extensão com os pequenos criadores circunvizinhos.

O professor Olaf Andréas Bakke, do Departamento de Engenharia Floresta da UFCG, fez lembrar que o CSTR já vem trabalhando nessa área com o apoio do Sebrae e associações de produtores. “A assinatura do convênio dinamizará os estudos e oportunizará uma maior expansão das pesquisas, visto que o projeto contemplará toda a região da caatinga nordestina”, comentou.

Para Rodolphe Spichiger, a originalidade da pesquisa com plantas medicinais veterinárias, realizada pela UFCG, credencia o Brasil a ser o centro de treinamento dos outros projetos desenvolvidos pelo Conservatório na América do Sul. Segundo ele, a construção do herbário na cidade de Patos também servirá para um intercâmbio entre as coleções de plantas. O herbário suíço é o quinto maior do mundo, com 6 milhões de espécies.


Data: 03/02/2006