Ministro da Educação anuncia recursos de R$ 40,5 bilhões

É o maior volume de recursos da história para o setor educacional

Em entrevista à Rádio Bandeirantes na manhã desta sexta-feira, 27, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o orçamento da área chegará a R$ 40,5 bilhões este ano - é o maior volume de recursos da história para o setor educacional.

Segundo Haddad, essa verba pode ser ampliada se o Congresso Nacional aprovar o fim da desvinculação dos recursos da União (DRU) para a educação, em vigor desde 1995. A DRU retirou do Ministério da Educação mais de 20% dos recursos, o que significa, em 14 anos (1995 a 2008), cerca de R$ 100 bilhões.

O ministro também falou da importância da expansão da educação profissional tanto na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a criação de escolas técnicas, quanto no ensino médio, de responsabilidade das redes estaduais de educação.

"Vivemos a era do conhecimento", disse Haddad, ao defender o aumento da oferta de vagas para atender os jovens que não desejam ir imediatamente do ensino médio para a universidade.

(Assessoria de Comunicação do MEC)

Data: 27/02/2009