UFCG divulga obras literárias para o Vestibular 2011

As selecionadas para o de 2010 foram divulgadas em março do ano passado

Da mesma forma que aconteceu com as obras literárias escolhidas para o vestibular do próximo ano, a Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) disponibilizou nesta quarta-feira, 4, as obras que serão exigidas no processo seletivo de 2011.

A iniciativa de apresentar com um ano de antecedência a relação faz parte da política da comissão de oportunizar uma leitura mais cuidadosa, crítica e menos apressada, promovendo um melhor aproveitamento do aluno nas questões a elas relacionadas. Levando o candidato a pensar o texto literário em sua integralidade, evitando resumos, fragmentações didáticas e apostilas.

Entre os livros relacionados para o Vestibular 2011 está o A Botija, da escritora campinense, Clotilde Tavares, que, numa espécie de Mil e Uma Noites do folclore brasileiro, narra estórias como as de um homem que corre riscos para descobrir a pitada de sonho que se esconde no cotidiano; de uma moça apaixonada, que salva um rapaz e fará de tudo para ficar com ele; e a de um jovem que viaja enfrenta soldados e prisões, e conquista sua amada com a ajuda de um incrível pavão misterioso.

Vestibular 2010

1ª etapa

Esconderijos do tempo – Mario Quintana (Ed. Globo) *

Os bruzundangas – Lima Barreto (Há várias edições)

Contos brasileiro (Coleção Para gostar de ler, vol 8, Ática) *

O Judas em Sábado de Aleluia - Martins Pena (Há várias edições) *

Melhores Poemas de Cruz e Sousa –  (Ed. Global)

Bom crioulo – Adolfo Caminha - Adolfo Caminha (Ed. Ática)

2ª etapa

Eles não usam black-tie - Gianfrancesco Guarnieri - (Civilização brasileira)

Boca do Inferno – Ana Miranda; (Ed. Companhia das Letras)

Terra de Santa Cruz – Adélia Prado (Ed. Record)

Vestibular 2011

1ª etapa

Esconderijos do tempo – Mario Quintana (Ed. Globo) *

Contos brasileiro (Coleção Para gostar de ler, vol 8, Ática) *

A botija – Clotilde Tavares (Editora 34 e Editora da UFRN) *

O Judas em Sábado de Aleluia - Martins Pena (Há várias edições)

Melhores Poemas de Cruz e Sousa (Ed. Global)

Senhora – José de Alencar (Há várias edições)

2ª etapa

Eles não usam black-tie - Gianfrancesco Guarnieri - (Civilização brasileira)

Boca do Inferno – Ana Miranda; (Ed. Companhia das Letras)

Terra de Santa Cruz – Adélia Prado (Ed. Record)

* Sugere-se a leitura destas três obras no primeiro ano, seguindo uma orientação dos Referenciais Curriculares da Paraíba para o ensino médio, que sugerem nos primeiros anos o trabalho com a literatura a partir dos gêneros literários.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 04/03/2009