Aluno pagará universidade com trabalho na rede pública

O governo federal fechou um projeto para que estudantes de medicina e de cursos de formação de professores de educação básica possam pagar sua faculdade trabalhando na rede pública após a conclusão dos estudos, informam Angela Pinho e Fábio Takahashi em reportagem publicada na edição desta sexta-feira da Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

De acordo com o texto, a novidade é que, depois de formado, ele poderá abater 1% de sua dívida inicial a cada mês trabalhado. Ao final de cem meses trabalhados (oito anos e quatro meses) ele teria quitado todo o débito, sem qualquer desconto em seu salário.

O objetivo é reduzir o déficit de médicos e professores na rede pública. Segundo o MEC, faltam hoje 246 mil professores, e 300 mil lecionam em áreas para os quais não foram formados (exemplo: pedagogo que dá aula de matemática).

(Folha Online)

Data: 06/03/2009