Colação de grau reúne 227 concluintes de 19 cursos da UFCG

Cerimônia foi realizada no último sábado no Centro de Convenções Raymundo Asfóra

Reflexões sobre tomadas de decisões, citações bíblicas, sonho do diploma universitário e a importância de vivenciar uma colação de grau foram pontos ressaltados nos discursos proferidos na cerimônia de formatura de 227 graduados nos centros da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus Campina Grande. A solenidade aconteceu no último sábado, 7, no Centro de Convenções Raymundo Asfóra, no Garden Hotel.

O paraninfo-geral das turmas 2008.2, professor Créso Santos da Rocha, foi apresentado pelo professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, Mário de Sousa Araújo Filho, que evidenciou os serviços prestados pelo homenageado à universidade.

A escolha do paraninfo-geral - personalidades que ajudaram a construir a história da UFCG, trabalhando para sua criação e consolidação – coube, nesse período letivo, ao Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), e o seu diretor, Wellington Santos Mota, ao falar em nome dos demais diretores de centro, fazendo análises sobre o sistema educacional, celebrou “a maior conquista do estudante, compartilhada com seus entes queridos”.

Aberta com apresentação do coral Coro Em Canto, da UFCG, sob regência do maestro Lemuel Guerra - que também acompanhou a soprano Sônia Santos na execução do Hino Nacional - a formatura integrada das turmas concluintes de Campina Grande contou com a presença de integrantes da administração da universidade e da secretária executiva de Educação da Paraíba, Ermília Augusta Ferreira.

Paraninfo

Agradecendo à comunidade universitária pela homenagem, em seu discurso, que considerou “uma aula sobre um assunto que permeia a vida de todas as pessoas”, o professor Créso Rocha teceu comentários sobre as ansiedades, angústias, desafios e consequências  das tomadas de decisões. Num texto em que dizia resumir o “irresumível” e onde tudo que cortava bem sabia que poderia ficar, com alguns trocadilhos, trafegou pelos ângulos das decisões até chegar ao momento em “decidiu terminar o discurso.”

Orador

Josimar Alves da Silva, concluinte do curso de Letras, em seu discurso falou de gratidão aos pais, aos professores e funcionários da universidade, e discorreu sobre o versículo bíblico “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo” numa passagem de reflexões sobre os cidadãos naquele instante formados. Falou do dever de partilhar o aprendido e ser semente em multiplicação, “modificando a realidade, em evolução, fazendo a nossa parte como a UFCG fez a sua”.

Prêmio Átila Almeida

Concedido pelo CCT, CEEI e CTRN aos dois concluintes de melhor desempenho acadêmico no período letivo, o prêmio teve como vencedores Stênio Freire Cantalice, do curso de Engenharia Elétrica (primeiro colocado) e Cássia Mendonça dos Anjos, de Engenharia Civil.

Vice-reitor

Presidindo a solenidade, o vice-reitor Edilson Amorim, ao encerrar o evento comentando sobre a tradição e a necessidade da cerimônia de colação de grau, disse que duas coisas devem ser consideradas por todos, heterodoxos ou não: que o momento é de grande significado na memória afetiva dos formandos e de sua família, além de “uma prestação de contas que a universidade apresenta à sociedade, que a financia, como instituição pública”.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 09/03/2009