Dia do Bibliotecário é comemorado nesta quinta

Servidores bibliotecários da UFCG são parabenizados pela qualidade do serviço

Instituído no Brasil em 1980, o Dia do Bibliotecário será comemorado neste 12 de março em várias entidades do país. Na Paraíba, o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), a Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba e o Centro Acadêmico de Biblioteconomia da UFPB, realizam evento comemorativo em João Pessoa, até esta sexta-feira, 13.

“Neste evento, também estão sendo apresentados a diretoria e os conselheiros da 1ª gestão do CRB-15, regional que representa o exercício da profissão de bibliotecário nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte”, informou a diretora da Biblioteca Central da UFCG, Carmem Souto França.

Ela cita a data como uma ótima ocasião para se parabenizar os servidores bibliotecários da UFCG pela qualidade do serviço que prestam à sociedade.“Estamos realizando um serviço referendado, comprometido com os usuários, nossa comunidade universitária e pessoas de outros universos estudantis que nos procuram”, salientou.

A Biblioteca Central, fundada em 1979, atua interligada a outras oito bibliotecas setoriais da UFCG, situadas nos campi Patos, Cuité, Sousa, Cajazeiras e Pombal, e ainda no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e no Centro de Humanidades (CH). Só a Biblioteca Central possui um acervo de 64 mil exemplares, com uma visitação diária de mais de mil pessoas.

12 de abril

O Dia do Bibliotecário foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.

Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos, onde conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.

Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.

Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 11/03/2009