Problemas de gente grande solucionados por quem ainda nem saiu do ensino médio

Febrace apresenta soluções inovadoras criadas por estudantes do ensino fundamental e médio para resolver problemas concretos da sociedade

No Brasil, sempre que um deficiente visual faz uma prova, seja na escola ou em um concurso público, é necessário que uma pessoa fique ao seu lado para ler as questões em voz alta. Ocorre que, na maioria dos casos, esse "facilitador" não tem preparo para lidar com portadores de deficiência visual. E muitas vezes a pessoa ajudada se sente pressionada e acaba não tendo um bom desempenho no exame por conta de posturas inadequadas do facilitador.

Um software criado por dois alunos de 17 anos da Fundação Nokia de Ensino, de Manaus (AM), poderá mudar essa situação. Batizado de "ÁudioTeste", esse programa conta com recursos de áudio e teclas de atalho que dá ao deficiente visual total autonomia na execução de um exame.

"O usuário só precisa conhecer as teclas do computador, algo que os deficientes visuais com escolaridade já dominam", conta Marcelo Henrique Souza da Silva, um dos autores do projeto que será apresentado durante a 7ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), entre 17 a 19 de março nas dependências da Escola Politécnica da USP, em São Paulo.

Tão inovador quanto o "ÁudioTeste", que conta ainda com ferramentas para o avaliador criar e alterar a prova; aplicá-la em rede e ainda enviar o resultado por e-mail, é o projeto "DEAS", um dispositivo de possibilita economizar água na descarga de vasos sanitários, que também será apresentado na Febrace.

Baseado em um conceito simples e de baixo custo, o "DEAS" prevê que haja duas cordas para acionar a descarga em vez de apenas uma. "Uma corda, que solta menor vazão de água, é para o descarte da urina; a outra, com maior vazão, é para as fezes", explica Rennan Leite, de 17 anos, um dos autores do projeto que estuda na Fundação Bradesco em Paragominas (PA). Ele conta que no Estado do Pará a descarga acionada por corda é a mais usada pela população de baixa renda. "Mas esse conceito também pode ser aplicado em descargas acionadas por botão; basta ter duas opções de vazão de descarga."

Estímulo à inovação - Apesar da diferença de complexidade, os projetos "ÁudioTeste" e "DEAS" têm em comum o fato de terem sido criados por adolescentes que veem na ciência um meio de solucionar um problema concreto da sociedade, por meio da inovação. E essa capacidade de inovar é hoje considerada fundamental para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país.

"Numa era em que as economias mais desenvolvidas são baseadas no conhecimento, estimular a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo na educação básica brasileira se tornou imprescindível", afirma a coordenadora geral do evento, Roseli de Deus Lopes, do Depto. de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica e diretora da Estação Ciência da USP.

Nesse contexto, a Febrace tem a proposta de ser uma ferramenta de estímulo para esses estudantes continuarem a desenvolverem projetos investigativos. "Ao terem seus projetos selecionados pela Feira, esses estudantes veem seus esforços reconhecidos e valorizados e se sentem estimulados a continuar realizando inovações", afirma ela. A descoberta deste potencial é um marco na vida do estudante; eleva sua autoestima e fortalece sua crença na capacidade de mudar o rumo de sua vida e até da sociedade ao seu redor.

A 7ª edição da Febrace contará com 282 projetos finalistas selecionados dentre mais de 1 mil desenvolvidos por alunos da 8.ª série do ensino fundamental e do ensino médio e técnico do Brasil. Paralelamente, também ocorrerá a III Mostra Mercosul de Ciência e Tecnologia, com exposição de projetos científicos e tecnológicos de estudantes do ensino médio selecionados em feiras de ciências de quatro países membros e um país associado.

O mostra pública da Febrace será realizada de 17 a 19 de março, das 14h às 19h, no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é franca e são esperados mais de 12 mil visitantes. Mais informações no site: http://www.lsi.usp.br/febrace/.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Feira)

Data: 11/03/2009