Programa Chevening oferece bolsas no Reino Unido

Há oportunidades de cursos de pós em diversas áreas do conhecimento

O Chevening, um dos principais programas de bolsas do governo britânico, abrirá inscrições entre os dias 1º de agosto a 30 de setembro de 2009. O auxílio, oferecido por intermédio do Ministério das Relações Exteriores (Foreign and Commonwealth Office), destina-se a profissionais em início ou meio de carreira, que se destaquem em sua área de atuação e que buscam aperfeiçoamento. As bolsas valerão para estudos de pós-graduação em universidades britânicas durante o ano letivo de 2010/2011.

No Brasil, a administração do Chevening está sob a responsabilidade dos escritórios do British Council e, anualmente, cerca de vinte e cinco brasileiros são contemplados pelo programa para fazer cursos de curta duração ou mestrado. As bolsas normalmente são concedidas para programa formal de estudos em tempo integral com duração que varia de três a doze meses, excluidos estágio prático ou pesquisa. Os cursos devem estar diretamente relacionados à área de atuação do candidato e à sua carreira.

Para se candidatar, é necessário ser brasileiro, trabalhar em regime de tempo integral e residir no Brasil, ter curso superior e, preferencialmente, estar em início de carreira e ter no mínimo dois anos de experiência profissional. Além disso, o participante deve ter bom domínio da língua inglesa. Há oportunidades para os profissionais ligados aos mais diversos setores de atuação como: privado, público, sindical e organizações não-governamentais, entre outros.

As áreas prioritárias para a concessão das bolsas Chevening são:

- Desenvolvimento Econômico e Social
- Combate ao Crime Internacional
- Desenvolvimento Sustentável, Mudança Climática e Meio Ambiente
- Finanças e Negócios Bancários (prioridade para regulação e finanças públicas)
- Governo e Políticas Públicas
- Direitos Humanos
- Jornalismo
- Comércio e Indústria (principalmente nos setores de tecnologia aeroespacial, aquicultura, telecomunicações, desenho industrial e indústria cultural e de criação, energia, tecnologia ambiental e de construção civil, mineração e transportes)
- Áreas do Direito relacionadas aos setores mencionados acima

Benefícios

As bolsas oferecidas servem para auxiliar ou cobrir um ou mais dos seguintes custos: taxas do curso; manutenção do bolsista (como estadia, alimentação, transporte, roupas de inverno, sem considerar a família); livros e tese. O limite de taxas pagas pelo programa no Brasil é de £ 12 mil. Por isso, os candidatos que optarem por cursos cujas taxas escolares tenham valor superior a este teto terão de cobrir a diferença.

Para cursos com duração superior a 12 meses, o candidato poderá ser contemplado com uma bolsa de estudos de um ano se comprovar que dispõe de recursos para cobrir as despesas relativas à sua estadia no Reino Unido durante os meses restantes. As passagens aéreas só serão cobertas no caso de bolsas especiais.

Onde estudar

São raras as exceções, mas quase todas as universidades britânicas participam do programa. Para concorrer não é preciso que a instituição de ensino confirme a reserva da vaga para o curso desejado. No entanto, o candidato deve identificar os cursos e as universidades de seu interesse, citá-los no formulário e solicitar a vaga com a maior antecedência possível. As aulas começam, normalmente, por volta do final do mês de setembro do ano seguinte ao da inscrição, com variações que dependem da data de início de cada curso.

Para conhecer instituições do Reino Unido que oferecem cursos na área de interesse, o candidato pode consultar os centros de informação do British Council ou o site Education UK, que dispõe de listas com links que dão acesso às páginas das universidades.

Formulário de inscrição

O formulário de inscrição para o ano acadêmico de 2010/2011 pode ser obtido no endereço eletrônico http://www.chevening.org.br. Ele deve ser preenchido em inglês e encaminhado juntamente com a documentação de apoio, também indicada no site, ao escritório do British Council mais próximo. O British Council tem escritórios em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante o período em que estiverem abertas as inscrições, o British Council realiza palestras sobre o programa Chevening em seus centros de informação, além de oferecer o IELTS, exame de proficiência de língua inglesa exigido para a inscrição.

(Portal Universia)

Data: 13/03/2009