topo_cabecalho
Cérebro envelhece aos 27 anos

Pesquisa americana revela que o ápice da capacidade mental é aos 22

 

O declínio mental começa mais cedo do que se imaginava. Um estudo americano, publicado na revista especializada" Neuro biologyof Aging", diz que a capacidade mental começa a decair por volta dos 27 anos, e o pico de funcionamento do cérebro é aos 22 anos.

 

Segundo o psicólogo Timothy Salthouse, da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, o raciocínio, a agilidade mental e a visualização espacial se deterioram precocemente, antes dos 30 anos. E ele recomenda que medidas para prevenir falhas no funcionamento do cérebro comecem no final da adolescência.

 

A pesquisa de Salthouse durou sete anos e sua equipe testou duas mil pessoas saudáveis na faixa etária de 18 anos a 60 anos. Elas tiveram que montar quebra-cabeças, se lembrar de palavras e detalhes de histórias, além de identificar padrões em grupos de letras e símbolos. Esses mesmos exames já foram aplicados por médicos para diagnosticar sinais de demência.

 

Par surpresa dos psicólogos, em nove dos 12 testes realizados a média de idade dos participantes que apresentaram o melhor desempenho foi de 22 anos. E 27 anos foi a média de idade em que se observou uma piora marcante no desempenho dos grupos que participaram de exames de raciocínio e habilidade para resolver quebra-cabeças visuais.

 

(O Globo, 17/3)


Data: 17/03/2009