topo_cabecalho
Portal de Periódicos adquire coleção na área de Engenharia Civil

As novas aquisições incluem 30 títulos publicados pela American Society of Civil Engenieers (ASCE), sociedade que representa 123 mil engenheiros civis em todo o mundo.

 

Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais já podem acessar 53 títulos novos de diferentes subáreas da Engenharia Civil. Esse conteúdo foi assinado pelo Portal de Periódicos para 2009. Os investimentos feitos pela Capes na ampliação da coleção levaram em conta as demandas da comunidade acadêmica e a avaliação de consultores especializados.

 

As novas aquisições incluem 30 títulos publicados pela American Society of Civil Engenieers (ASCE), sociedade que representa 123 mil engenheiros civis em todo o mundo. Outros 23 títulos foram assinados junto ao Institution of Civil Engineers (ICE). A coleção do ICE conta com artigos e textos técnicos escolhidos por meio do sistema de "peer review", ou seja, aceitos para publicação após análise feita por uma comissão de especialistas da área.

 

Acesso à pesquisa

 

Trata-se da primeira aquisição do Portal de Periódicos de bases de dados exclusivas da área de Engenharia Civil. Para o professor Luiz Carlos Silva Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o acesso ao conteúdo dos novos títulos vai permitir que os pesquisadores brasileiros confrontem suas experiências com o que está sendo produzido no restante do mundo, "agilizando o acesso a trabalhos dos grupos de pesquisa mais ativos e qualificados em nossas áreas de interesse".

 

Essa é também a opinião da professora Andrea Dyminski, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela acredita que o conteúdo dos títulos da ASCE e da ICE coloca à disposição da comunidade acadêmica novas tecnologias e avançados métodos para a solução de problemas de engenharia, que podem ser acessados no momento da sua publicação.

 

O resultado, segundo o professor Sandro Machado, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é maior agilidade no processo de pesquisa bibliográfica, o que coloca os brasileiros em pé de igualdade com outros cientistas.

 

"Em outras palavras", explica Nilo Consoli, pesquisador-associado à UFRGS, "eles ampliam seu campo de visão, permitindo pesquisas com resultados de impacto mundial".

 

O professor Roberto Azevedo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), conta que, além de poder acompanhar as pesquisas que estão sendo realizadas no exterior, as aquisições feitas pelo Portal permitem que ele exija dos seus orientandos de mestrado e doutorado revisões bibliográficas completas e atualizadas. Com isso, melhora-se a qualidade das teses e dissertações apresentadas pelos alunos de pós-graduação.

 

Impacto na formação

 

Além da utilização dessas publicações na pesquisa científica, os professores acreditam que as novas aquisições vão ajudar na formação do futuro profissional. Como explica Cláudio Ávila, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), os periódicos da ASCE e do ICE também trazem informações de alto nível sobre as aplicações práticas da Engenharia Civil. Ter acesso a essas inovações pode, nesse caso, ser um diferencial para os engenheiros que ainda vão ingressar no mercado de trabalho.

 

Alguns professores, como Luiz Carlos Silva Filho e Nilo Consoli, estão estimulando a leitura do conteúdo dessas publicações pelos alunos de graduação. "É importante ressaltar que, como professor da graduação, pretendo incentivar a busca pelos alunos de temas recentes e inovadores, para que os mesmos já criem o costume de fazer revisões bibliográficas e de constantemente atualizarem o conhecimento, algo fundamental para se tornarem profissionais competentes", afirma Consoli.

 

Sobre o Portal de Periódicos

 

O Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a informações científicas de todas as áreas do conhecimento à comunidade científica no Brasil. São cerca de 12 mil publicações periódicas internacionais e nacionais com artigos científicos com o texto completo, 126 bases referenciais e seis bases de patentes.

 

Todas essas publicações, incluindo as novas aquisições na área de Engenharia Civil, podem ser acessadas pelo link: http://www.periodicos.capes.gov.br. Para ter acesso ao conteúdo do Portal, é preciso estar vinculado a uma das instituições participantes.


Data: 18/03/2009