Hospital Universitário é credenciado pelo SUS para tratamento de câncer

Na prática, o HU já vinha promovendo o atendimento em oncologia infantil com recursos próprios

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da UFCG, acaba de ser credenciado na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer. A portaria, publicada pelo Ministério da Saúde, também atualiza as já existentes 231 habilitações hospitalares na área de oncologia no país, e credencia outros 10 hospitais, em sete estados.

Na prática, o HU já vinha promovendo o atendimento em oncologia infantil desde janeiro do ano passado, mesmo sem o hospital receber recursos para tal procedimento. “O que muda é que agora passaremos a receber pelo atendimento”, explica o diretor administrativo do HUAC, Homero Gustavo Rodrigues. Segundo ele, o repasse de recursos permitirá novos investimentos em infraestrutura e aquisição de aparelhos.

Atualmente, o hospital realiza cirurgias, tratamento de quimioterapia, internação e atendimento ambulatorial de pacientes oncológicos, sendo nove em sistema de internação e dez, por dia, em sistema ambulatorial. “O tratamento de radioterapia é realizado em parceria com o Hospital da FAP - Fundação Assistencial da Paraíba”, observou Rodrigues.

Com a portaria, além de Campina Grande, serão beneficiados os municípios de Salvador (BA), Anápolis (GO), Betim (MG), João Pessoa (PB), Arapongas (PR), Curitiba (PR), Umuarama (PR), Natal (RN), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP). Todos os estados brasileiros – exceto Roraima – passam a ter, pelo menos, um hospital habilitado em oncologia.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 20/03/2009