Projeto da UFCG reúne diretores do Ensino Médio em Monteiro

Serão beneficiados com o projeto cerca de 70 jovens camponeses que passarão por oficinas de artesanato

O projeto Formação de Agentes de Desenvolvimento Territorial no Cariri Paraibano, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, realizou na manhã desta sexta-feira, 20, na 5ª Gerência Regional de Ensino, reunião para tratar de questões relativas ao desenvolvimento do projeto.

Participaram da reunião diretores de escolas estaduais de vários municípios do Cariri, o titular da 5ª Gerência Regional de Ensino, e ainda, os professores Márcio Caniello e Fernanda Leal, coordenador geral e coordenadora pedagógica do Projeto, respectivamente.

Na parte de tarde, a equipe do Projeto se reuniu com integrantes da Associação dos alunos da Universidade Camponesa, quando discutiram sobre a parceria com entidade para o andamento das ações de formação do referido projeto.

O projeto

O projeto visa desenvolver os recursos humanos e o capital social dos jovens da zona rural do Cariri paraibano através de oficinas de sensibilização em tecnologias apropriadas, articulando o saber local e as inovações científicas, bem como, desenvolver as capacidades organizativas e de gestão como gerenciamento da unidade produtiva familiar, associativismo, cooperativismo e questões de organização social e mobilização política.

Ainda pretende-se com o projeto desenvolver capacidades artísticas e culturais, estimular a construção de projetos de desenvolvimento local sustentável e promover a interação entre os atores sociais envolvidos na agricultura familiar e a comunidade técnico-científica.

Serão beneficiados com o projeto cerca de 70 jovens camponeses que passarão por oficinas de confecção de lápis artesanal a partir do aproveitamento do marmeleiro, de xilogravura com temas da região, de elaboração de cordel enfocando temáticas e potencialidades locais e, de aproveitamento e uso eficiente dos recursos naturais, dentre outras. Ao final do processo estes camponeses estarão aptos ao desenvolvimento de ações e elaboração de projetos de desenvolvimento rural sustentável.

O projeto é financiado pelo CNPq e pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Agrário através do edital MCT/CNPq/CT-Agronegócio/MDA.

(Rosenato Barreto, do CDSA/UFCG)

Data: 20/03/2009