topo_cabecalho
UFCG reúne prefeitos para apresentação do projeto Centros Vocacionais Tecnológicos

Reitor pede a inclusão de mais três municípios, aumentando de 15 para 18 unidades.

 

Disseminação de conhecimentos para a melhoria de processos e produtos nos seus locais de implantação, também focada nas problemáticas da região polarizada, onde universidade e sociedade atuem na construção e apoio dos arranjos produtivos. Assim foi apresentada na manhã desta segunda, 23, no campus da UFCG em Campina Grande, a Rede CVTs – projeto que cria os Centros Vocacionais Tecnológicos na Paraíba – a prefeitos das cidades que serão contempladas com essas unidades de ensino e profissionalização.

 

Em sua apresentação, a diretora da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Francilene Garcia, falou da forma inovadora do projeto da UFCG que parte do princípio de criação de uma rede, “não de uma provocação pontual”, onde os CVTs trocam conhecimentos e movimentam a economia e formata o social, numa gestão articulada e integrada para a sustentabilidade. O projeto é orçado em R$ 26 milhões.

 

O reitor Thompson Mariz solicitou a inclusão de mais três municípios – Livramento, Teixeira e São João do Tigre - ao projeto original, por serem “pólos expressivos que, servidos desses instrumentos, desenvolverão ainda mais suas capacidades e potencialidades”. Com eles, serão 18 cidades contempladas.

 

Fazem parte do projeto, as cidades de Araruna, Baía da Traição, Cabaceiras, Campina Grande, Cajazeiras, Coremas, Cuité, Itabaiana, Itaporanga, Nova Palmeira, Nova Floresta, Patos, Pombal, São João do Rio do Peixe e Sumé.

 

O evento contou com a participação do deputado federal Rômulo Gouveia, que se prontificou a agendar audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e convocar os demais deputados e os três senadores paraibanos para se integrarem numa mobilização pela implantação do projeto a curto prazo, logo após à Semana Santa.

 

Participaram da exposição, o diretor pro-tempore do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus Sumé, Márcio Caniello e o diretor do Programa de Estudos e Ações Para o Semi-Árido (Peasa), Vicente Araújo, que também contribuíram na elaboração do projeto.

 

CVTs

 

Os Centros Vocacionais Tecnológicos são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.

 

Estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região onde se insere, promovendo a melhoria dos processos.

 

A ação de apoiar a modernização e implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos faz parte do Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, que visa tornar os conhecimentos científicos e tecnológicos acessíveis a uma maior parcela da população. A divulgação científica e tecnológica, que é um dos ramos da educação informal, tem um papel importante na formação permanente de cada pessoa e no aumento da qualificação geral científico-tecnológica da sociedade.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 23/03/2009