Doutores da Brincadeira realizam treinamento no próximo sábado

Todas as vagas oferecidas para voluntários foram preenchidas

O Grupo de Trabalho de HUmanizAção (GTH), do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), realizará no próximo sábado, dia 28, o treinamento com os novatos e veteranos que irão compor os grupos do projeto Doutores da Brincadeira no próximo trimestre.

A atividade, comandada pelo coordenador do GTH, psicólogo Eugênio Felipe, será realizada das 8h às 13h no CAESE, numa das salas de aula do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A programação constará de atividades dinâmicas, com preparação teórica, aulas de maquiagem e um lanche coletivo, servido às 11h. Após essa etapa, haverá o primeiro encontro dos novatos com a Brinquedoteca e com os pacientes internados na Pediatria do hospital.

Novos voluntários

Anualmente, o GTH forma quatro turmas de voluntários para atuarem na Brinquedoteca da Pediatria do hospital. Para o próximo trimestre, foram oferecidas 38 vagas para novatos, e todas foram preenchidas. De acordo com Eugênio, para a alegria das crianças internadas, esse número garantirá a abertura da área de brinquedos durante 56 horas por semana.

Cada um dos 14 grupos recebeu três novos voluntários, com exceção dos quatro do sábado e domingo, que receberam apenas dois novatos cada um. As inscrições para voluntários do projeto foram realizadas nos dias 12 e 13 e 19 e 20 deste mês. Após o término do “contrato” trimestral de voluntariado, o colaborador recebe uma declaração-certificado de participação, que pode ser colocada em currículos.

O projeto

Criado em 1999, o Doutores da Brincadeira proporciona através de músicas e brincadeiras, momentos de alegria e diversão aos pacientes internados, especialmente às crianças. Em dez anos de atividade, já passaram pelo projeto mais de mil voluntários e foram realizados mais de 100 mil atendimentos.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 23/03/2009