UFCG e PaqTcPB promovem curso de Proteção contra Raios e Sistemas Eletrônicos

Capacitação acontece nesta quinta e sexta no auditório do Centro de Extensão

O Laboratório de Eletromagnetismo e Microondas Aplicados (LEMA) do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFCG, campus Campina Grande, juntamente com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba/Laboratório de Metrologia Cientifica (PaqTcPB/LabMe), realiza nestas quinta e sexta, dias 26 e 27, o curso de atualização profissional EMC (Compatibilidade Eletromagnética) e Proteção contra Raios e Sistemas Eletrônicos.

O objetivo é oferecer formação continuada para profissionais e estudantes em sub-áreas e assuntos de relevância técnica e científica, em Aterramento, Blindagem, Cablagem e Proteção contra Surtos/Raios.

O curso é uma parceria com a QUEMC, uma empresa pioneira em Portugal nos serviços de compatibilidade electromagnética e será ministrado pelo sócio-gerente da empresa no Brasil, Roberto Menna Barreto, que é também um dos fundadores da instituição.

As atividades acontecerão no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, das 08h ás 12h e 13h30min às 17h30min. O curso terá duração de 16 horas/aula e os participantes receberão uma apostila com toda a programação.

Foram oferecidas 30 vagas para profissionais que trabalham na área; acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. As inscrições se encerraram no último dia 20.

De acordo com Roberto Menna Barreto, o conteúdo programático pretende também dar oportunidade aos estudantes, egressos e profissionais da região ao acesso às novas informações, desta área do conhecimento.

O curso conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e da Sociedade Brasileira de Eletomagnetismo (SBMag). Menna é consultor para a área de Compatibilidade Electromagnética (EMC), incluindo a proteção de instalações eletrônicas e de telecomunicações contra descargas atmosféricas e seus efeitos. Graduado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e pós-graduado no Philips International Institute, na Holanda, possui diversos trabalhos publicados sobre o tema em vários países.

Nos últimos anos desenvolveu trabalhos em EMC no Brasil e em países da África e Europa. Em Portugal foi presidente das Comissões Técnicas do CENELEC CTE 210 (Compatibilidade Eletromagnética e CTE 81) e Proteção contra descargas atmosféricas e seus efeitos. Atualmente é membro do IEC/TC 81X (Proteção de linhas de telecomunicações contra descargas atmosféricas e membro da “The dB Society”), nos Estados Unidos.

Do programa constam as seguintes abordagens: Influência de Linhas de Energia em Sistemas Eletrônicos; Blindagem de Cabos em Equipamentos Eletrônicos; Proteção contra Raios; Aterramento; Blindagem de Salas e Equipamentos e Aplicações Específicas, cada assunto apresentando o que há de mais inovador em tecnologias na área.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 25/03/2009