Começa coleta de dados para Censo da Educação Superior 2008

Começa nesta quarta-feira, 25 de março, e prossegue até o dia 25 de maio a coleta de dados para o Censo da Educação Superior 2008. O questionário eletrônico já está disponível na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e deve ser preenchido pelos pesquisadores institucionais.

Todas as instituições de ensino superior que tenham pelo menos um curso cujo funcionamento se deu até o dia 31/10/2008 devem preencher questionário na internet. A senha de acesso é a mesma utilizada pelo pesquisador para a validação do cadastro.

O sistema é autoexplicativo e nele existem opções de ajuda em cada um dos quadros a serem preenchidos. O usuário conta também com o Manual de Preenchimento, que pode ser baixado pela internet ou impresso. O sistema deste ano apresenta ajustes em relação ao sistema de 2007, tendo em vista que estão sendo programadas modificações para 2009, quando a coleta será feita por aluno, a exemplo do que já ocorre no Educacenso (sistema eletrônico de coleta de dados da educação básica).

Caso seja necessário, o usuário poderá contatar a equipe de atendimento do censo clicando em Fale com o Inep, ou pelos telefones (61) 3799-3124 / 3125 / 3126 ou (61) 3799-3120.

O censo coleta informações sobre os cursos de graduação e seqüenciais – presenciais e a distância –, além de dados sobre pessoal docente e técnico-administrativo, financeiros e de infraestrutura, compreendendo bibliotecas, instalações, equipamentos e outros recursos institucionais.

Anualmente, são coletados dados sobre vagas, candidatos, ingressos, matrículas e concluintes, a fim de traçar uma radiografia da situação desse nível de ensino no país.

(Assessoria de Imprensa do Inep)

Data: 26/03/2009