topo_cabecalho
Contagem regressiva para a Hora do Planeta

Mobilização popular marca proximidade do evento de alerta para as mudanças climáticas

Mesmo não estando na lista de adesões oficiais à Hora do Planeta, Nova Iguaçu vai participar do evento de alerta contra as mudanças climáticas por meio e iniciativas particulares dos seus moradores, que vão promover um luau na Praça dos Direitos Humanos, no centro da cidade. O evento reflete a mobilização em torno do ato mundial de apagar as luzes, amanhã, entre 20h30m e 21h30m. No Brasil, a campanha contra o aquecimento global, uma iniciativa da rede WWF, vai unir o Rio e outras 38 cidades em todo o país.

Pedaladas em Oslo e show de percussão em Atenas

O Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana terão a iluminação desligada, bem como o Castelinho, a sede da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos.

- O Rio é o símbolo do Brasil no exterior e a participação da cidade no evento vai repercutir em todo o mundo - diz a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.

Além de Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Manaus e Porto Alegre são algumas das cidades a aderir à Hora do Planeta, que teve sua primeira edição em 2007, em Sydney, na Austrália.

Desde então, o evento tem se espalhado. Em 2009, duas mil cidades de 82 países vão participar. Em Nova York, a sede da ONU terá suas luzes apagadas.

Os moradores de Atenas vão se reunir na Acrópole e receberão instrumentos de percussão para tocarem sob a regência de um maestro.
Em Oslo, na Noruega, voluntários vão pedalar para gerar energia e acender lâmpadas. E no Egito, a iluminação das Pirâmides de Gizé e da Esfinge será apagada, mostrando a mobilização para o evento.

As 39 cidades brasileiras que vão participar da hora da Terra:

Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Rio das Ostras

São Paulo: São Paulo, Capela do Alto, Jumirim, Osasco, Penápolis, Peruibe, Lorena, Tarumã, Taubaté e Votorantim

Minas Gerais: Belo Horizonte, Ouro Preto, Arceburgo, Campo Florido e Ubá

Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Canoas e Pedro Osório

Pernambuco: Recife e Salgueiro

Pará: Belém, Cametá e São Geraldo do Araguaia

Acre: Rio Branco

Maranhão: Sala Verde de Açailândia

Amazonas: Manaus

Rondônia: Alta Floresta D'Oeste

Distrito Federal: Brasília

Bahia: Castro Alves

Santa Catarina: Corupá e Itajaí

Paraná: Curitiba

Goiás: Posse, Rio Verde e Itaruma

Ceará: Juazeiro do Norte

(O Globo, 27/3)


Data: 27/03/2009