Prêmios Santander antecipam inscrições

Prazo para inscrever projetos vai até 23 de agosto

As inscrições para a quinta edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação foram antecipadas. Diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores, em que as inscrições só foram abertas no mês de maio, em 2009, o processo foi antecipado e aberto a partir de março. O período de envio de projetos termina no dia 23 de agosto de 2009, o que dá aos interessados em concorrer cerca de cinco meses para conhecer o regulamento, juntar o material necessário e preencher a ficha de inscrições.

Os prêmios são realizados pelo Santander Universidades e têm desenvolvimento e gestão do Universia Brasil. Eles são destinados a graduandos, pós-graduandos e pesquisadores-doutores. De acordo com os respectivos regulamentos, o prêmio de Empreendedorismo tem como objetivo apoiar e reconhecer o desenvolvimento de projetos de estudantes com perfil e postura empreendedora. Já o prêmio de Ciência e Inovação pretende estimular a produção científica e apoiar iniciativas de relacionamento entre IES (Instituições de Ensino Superior) e o setor empresarial. "Os Prêmios Santander reforçam a importância da aliança estratégica entre a iniciativa privada e as universidades e contribuem com a transferência de conhecimento e tecnologia do campus para a sociedade", declara Jamil Hannouche, vice-presidente do Santander Universidades.

Para tanto, o Santander, em parceria com o Universia e a Fundação Dom Cabral - apoiadora institucional -, oferece R$ 400 mil em prêmios aos projetos vencedores. O dinheiro deverá ser utilizado na implantação dos projetos. Assim, o primeiro colocado de cada uma das quatro categorias de cada prêmio receberá R$ 50 mil após a etapa final de seleção dos projetos vencedores, que deve acontecer em meados de novembro. "Os Prêmios contribuem para que excelentes trabalhos de pesquisadores e empreendedores ganhem projeção e patrocínio para que sejam desenvolvidos", afirmou Alina Correa, diretora-geral do Universia Brasil. Semestralmente, os vencedores deverão enviar um relatório sobre o desenvolvimento do projeto para o Universia, que fará o acompanhamento da implantação.

Categoria adicional e prêmio a orientadores são novidades

A edição 2009 dos Prêmios Santander apresenta novidades em relação à edição anterior. Uma delas é a criação da categoria de Saúde no prêmio de Ciência e Inovação, que abrigará projetos de investigação de efeitos clínicos, econômicos e sociais da utilização de tecnologias em saúde. Essa categoria abrange medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, de informação e de suporte que visem a atenção e os cuidados com saúde prestados à população.

Além dessa, o prêmio de Ciência e Inovação permanece com as categorias de Indústria, Tecnologia da Informação e Biotecnologia. O prêmio de Empreendedorismo segue igual e continua dividido entre as categorias Indústria, Cultura e Educação, Tecnologia da Informação e Biotecnologia.

É novidade também a instituição de prêmios aos orientadores dos projetos. No caso do Prêmio Santander de Empreendedorismo, o orientador que responder pela maior quantidade de projetos finalizados será contemplado com um curso - a ser definido - com, duração de 21 dias, na Babson Scholl, em Boston, nos Estados Unidos. O prêmio dará direito, além do curso, a passagens aéreas e a acomodação. Também ganham um curso - esse de espanhol e com duração de 14 dias na cidade de Salamanca - os quatro orientadores dos projetos vencedores. Todos os 12 orientadores que chegarem às finais receberão menção honrosa.

O regulamento completo das premiações, que contém prazos, fichas de inscrições, atribuições, responsabilidades, premiações e critérios de avaliação, dentre outras informações sobre os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação encontram-se no site http://www.universia.com.br/premiosantander.

(Universia)

Data: 30/03/2009