Ministro anuncia proposta para novo modelo de vestibular

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participa de entrevista coletiva nesta terça-feira, 31, às 16h, para anunciar a proposta do novo modelo de vestibular. O documento que propõe a substituição dos vestibulares clássicos por um outro tipo de exame será enviado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para análise dos reitores das universidades federais.

Os reitores já receberam informações preliminares sobre a mudança sugerida pelo Ministério da Educação. A intenção é que a prova combine as virtudes do vestibular clássico, como a abrangência de conteúdos, com o modelo de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que privilegia a análise e o raciocínio, em detrimento da memorização.

A iniciativa pretende ajudar a reorganizar o currículo do ensino médio e permitir maior mobilidade de estudantes entre as universidades. A proposta é que instituições públicas e privadas participem do novo modelo de prova, mediante adesão.

(Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Data: 31/03/2009