topo_cabecalho
UFCG faz parceria com a Prefeitura Municipal para implantar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar em Campina Grande

O Diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Crispim Moreira, juntamente com o vice-prefeito municipal, José Luiz Júnior, esteve na manhã de hoje, terça-feira, 7, mantendo entendimentos com o Secretário de Infra-Estrutura da UFCG, professor Eduardo Jorge Lira Bonates, quando convidou a Universidade a contribuir com o Governo Federal na promoção de ações e políticas de combate à fome e à miséria, atividades complementares do Programa Bolsa Família. Crispim Moreira está na cidade cumprindo agenda junto à Prefeitura Municipal de Campina Grande, com o intuito de implantar um sistema municipal de segurança alimentar.

Os entendimentos com a Prefeitura estão direcionados para a proposta do Ministério, cuja finalidade é implantar em Campina Grande uma incubadora para a produção e comercialização de alimentos, a qual deverá ser formada por pequenos produtores, agricultores, cooperados e assentados, e que venha a ter como principais beneficiários, no trabalho e no consumo, os cadastrados no Bolsa Família, que reúne cerca de 47 mil inscritos na nossa cidade, promovendo emancipação econômica e gerando desenvolvimento à economia local. O Secretário e o Vice-prefeito destacaram que numa rede pública que possui sistemas agroalimentar e de abastecimento, com o trabalho dos assistidos, os conhecimentos e tecnologias disponíveis na UFCG trarão grandes benefícios para a população.

Como resultado dos contatos, a UFCG deverá elaborar e encaminhar ao Ministério um projeto de incubadora voltado às políticas do Sistema Nacional de Segurança Alimentar, para ser desenvolvido concomitante às ações da Prefeitura. O Secretário de Infraestrutura, Jorge Bonates disse que “o incrementar desse processo amplia a parceria da Universidade com o poder público municipal, encurta a distância com a sociedade e dá visibilidade à população das nossas buscas e execuções das soluções para as questões sociais”.


Data: 07/02/2006