Equipe da UFCG participa de projeto ambiental da Petrobras

Professores e alunos do campus Cuité desenvolvem trabalho em conjunto com a UFPE e a UFAL

Uma equipe do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, formada pelos professores Francisco José Victor de Castro e Betânia Cristina Guilherme, juntamente com as alunas bolsistas Karleise de Araújo Farias e Elve de Araújo Ribeiro, estão participando do projeto Habitats da Petrobras.

O projeto ambiental tem por objetivo analisar os ecossistemas da Bacia de Campos e da foz do Rio Paraíba do Sul. Para tanto, a tarefa está sendo executada por grupos de universidades, cada um responsável por determinado padrão biológico.

Ao grupo da UFCG, que inclui a UFPE e a UFAL, coube caracterizar a meiofauna (grandes grupos zoológicos) e a nematofauna (gêneros), considerando as diferentes feições e habitats, para auxiliar o entendimento daquele ecossistema.

Com duração de 36 meses, o trabalho resultará em publicações científicas, formação de alunos da graduação aos níveis de mestrado e doutorado especializados em águas profundas, integração da instituição com laboratórios do Nordeste, além da confecção e atualização de planilhas biológicas e ecológicas.

“Esse projeto é uma oportunidade única para as universidades brasileiras envolvidas, porque o custo de uma pesquisa marinha em regiões profundas é muito alto. Seria quase impossível uma universidade brasileira ter condições operacionais de realizar esse trabalho. Vale ressaltar também o valor científico do trabalho, que representa o preenchimento de uma grande lacuna de dados sobre a biodiversidade marinha de mar profundo em águas brasileiras e até mesmo sul-americana,” destacou o professor Francisco Castro.

(Luciana Macedo Teixeira - CES/UFCG)

Data: 31/03/2009