Divulgado relatório do Vestibular 2009 da UFCG

Números refletem o comprometimento social da instituição

Ao tempo em que o ministro Fernando Haddad anuncia uma nova proposta para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e propõe que seja o substituto do vestibular em todas as universidades brasileiras, a Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) traz a público o relatório do Vestibular 2009.

O documento apresenta números que oportunizam leituras e análises crítico-pedagógicas que, somadas aos dados obtidos no requerimento de inscrição, traçam um expressivo perfil dos candidatos.

O presidente da Comprov, Marcos Gama, disse entender que o processo de avaliação educacional é imprescindível para o estabelecimento de medidas que melhorem a relação ensino-aprendizagem e, uma auto-avaliação dessa natureza, partilhada com a comunidade acadêmica, promove orientações para a qualidade do processo. E convida a sociedade para avaliar os resultados, como fator indispensável à renovação educacional, para que todos se sintam envolvidos.

“Refletir acerca do Vestibular 2009 é imprescindível para nós educadores avaliarmos permanentemente nossas ações, tomando decisões sobre a melhor forma de intervenção para que o trabalho pedagógico caminhe na construção de propostas de ensino cada vez mais efetivas”, complementado que é importante a constante confrontação de olhares plurais na observação da situação de aprendizagem.

Os números comprovam o comprometimento social e o perfil de uma universidade pública, onde, aproximadamente 64% dos inscritos foram beneficiados com a taxa de isenção, o sexo feminino prevaleceu sobre o masculino em mais de 50% (15.517 contra 10.915), os candidatos aprovados oriundos de escolas públicas superaram os de particulares em quase mil vagas (2.203 a 1.259) e, deles, 60% não participou de cursinho pré-vestibular. Outro dado interessante refere-se à renda familiar: a maioria, 63,53% possui a renda bruta entre R$ 300 e R$ 2.000.

No caráter pedagógico, alguns dados chamam atenção, como o aumento a cada ano pela opção por Língua Espanhola - no geral, 11.283 contra 7.518, que escolheram o Inglês – chegando à expressiva diferença, em Cajazeiras, de 2198 a 996; e, o preocupante número dos que zeraram provas: só em Redação foram 3.804 candidatos.

Além de registrar que a maioria dos candidatos aprovados, 26,66%, declarou que sua escolha pela UFCG se deu por conta da credibilidade e que 21,75% escolheram a instituição por ofertar o melhor curso de sua opção, em relação ao de outras universidades, o Relatório ainda tratada dos critérios de elaboração das provas, fiscalização, aplicação, correção e do resultado.

(Dados do Relatório serão analisados individualmente em novas matérias)

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 01/04/2009