topo_cabecalho
Formato e tema de TCC ajudam na vida profissional

Trabalho pode ser usado como referência para o início da carreira

 

A realização do TCC (trabalho de conclusão de curso) passa pela escolha do tema e, em alguns casos, da modalidade. Embora seja uma etapa complicada, que envolve fatores por vezes difíceis de ponderar, a liberdade de escolha permite ao estudante optar por fazer um trabalho que lhe traga realização pessoal e profissional. "O trabalho final da graduação vale muito mais do que a nota da banca. Ele poderá ser o primeiro projeto que integrará o seu portfólio profissional", diz o coordenador do curso de Administração da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Pierri Lucena. Na opinião dele, o TCC é a ponte entre vida estudantil e profissional. "Por isso, as escolhas devem ser planejadas com muito cuidado", aconselha ele.

 

Atentar para alguns itens pode facilitar essas definições. O primeiro passo, segundo Lucena, é basear a escolha da modalidade do projeto ao seu perfil. "Existem cursos que dão aos alunos as opções de seguir pelo caminho da monografia, do trabalho prático ou, em alguns casos, até pelo estágio supervisionado", explica Lucena. A recomendação do coordenador é a de que, se houver opção de escolha, o estudante deve refletir a respeito dos objetivos profissionais. "Ele deve pensar qual será o caminho que seguirá depois de formado. Se é atraído pelo meio acadêmico e quer ser professor ou pesquisador, é recomendado que faça uma monografia. Se prefere a atuação no mercado, o projeto prático é a melhor escolha", sugere Lucena.

 

Teoria ou prática?

 

A monografia, por se voltar às práticas acadêmicas, é recomendada a alunos que gostem de realizar pesquisas intensivas, conforme aconselha o chefe de departamento do PGE (Projeto Graduação) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Wellington Coelho. "Os alunos que querem fazer a monografia, a depender da universidade que cursam, devem passar por um exame de qualificação bastante rígido, que serve como um filtro para saber quais estudantes têm, de fato, aptidão para a pesquisa acadêmica", explica ele.

 

Coelho dá sugestões de como montar o trabalho. "Deve haver divisão entre a metodologia utilizada, a retrospectiva histórica sobre o assunto e sua contextualização, a investigação - que tem como objetivo o estudo aprofundado do tema e define as linhas teóricas -, a identificação de um caso vinculado ao projeto e a conclusão", descreve ele.

 

Já no caso do projeto prático, de acordo com Coelho, é preciso seguir passos diferentes. "O trabalho deve conter a descrição de um caso, empresa ou produto real, apresentar todo o histórico e os dados obtidos sobre o tema, contextualizar o projeto, além de fazer um prognóstico em que são estabelecidos cenários e tendências para o assunto", diz ele. Além disso, Coelho reforça que é preciso especificar todos os objetivos e as soluções propostas. O chefe do PDE destaca ainda que é bom que o tema, além de interessar ao aluno, esteja alinhado às tendências de mercado. "Esse trabalho servirá como portfólio para futuras entrevistas", declara ele.

 

Nos casos em que o aluno sabe o projeto que quer realizar, mas não encontra parceiros que comprem sua idéia, a recomendação de Coelho é procurar por afinidades. "Quando não há a intenção de realizar uma monografia, aconselhamos o estudante a conversar com os colegas de classe antes da data limite estabelecida para a formação dos grupos. Assim, é possível encontrar um grupo com linha de projeto mais próxima de sua preferência", afirma ele. Além disso, a decisão sobre o tema a ser trabalhado exige reflexão sobre algumas variáveis. "O trabalho de conclusão deve ser visto como uma oportunidade de identificar um tema, produto ou negócio que estimule o interesse do aluno em realizá-lo. A gratificação pessoal é um ponto que deve ser buscado", sugere Coelho.

 

Mas de acordo com Coelho, esses não são os únicos pontos a serem pensados. "É necessário lembrar ainda que o tema deve permitir que o conteúdo aprendido durante todo o curso seja posto em prática. O TCC mostra ao mercado a qualidade de sua graduação. Portanto, além de bem feito, o trabalho deve mostrar seu perfil de estudante", explica ele.

 

Entretanto, nem todos os estudantes exploram no TCC a área em que pretendem trabalhar no futuro. Esse é o caso de Guilherme Kataoka Guimarães, recém-formado em Direito, ele afirma não ter sido possível relacionar o assunto da monografia com o objetivo profissional de longo prazo. "Não há muito tempo para realizar a pesquisa, então muitos alunos escolhem temas que já conhecem e têm mais facilidade em escrever", conta o estudante. Ele usa como exemplo sua própria monografia, para a qual escolheu um tema vinculado à área em que já trabalha. "Trabalho em um banco, então optei por fazer minha pesquisa sobre um dos produtos que a empresa oferece", explica ele, que pretende trabalhar com direito ambiental. "Percebi que meus amigos também optaram tratar de assuntos com os quais têm familiaridade. Isso acontece também porque quando você já está na área, encontra material de pesquisa com mais facilidade", acrescenta.

 

Lucena alerta que a escolha relacionada à facilidade do tema não é a mais adequada, principalmente para estudantes que pretendem levar o projeto para além da sala de aula. "Não se trata apenas de mais um trabalho da faculdade", resume Lucena. Além do interesse necessário, o aluno tem que restringir o tema, assegura a presidente da comissão do ciclo básico da Poli/USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), Patrícia Helena Lara dos Santos Matai. "É preciso ter o raciocínio bem focado. O tempo para a pesquisa é curto demais para que o aluno consiga 'abraçar o mundo'. O orientador geralmente ajuda a direcionar o TCC", diz ele.

 

Ao definir a modalidade e o tema

 

 - Reflita sobre qual será o seu encaminhamento profissional. A monografia é indicada a quem pretende seguir a área acadêmica. Já o projeto prático e o estágio supervisionado são melhores opções para quem quer atuar no mercado

 

- O tema escolhido deve despertar o interesse do aluno ou grupo, já que será trabalhado durante um ano inteiro

 

- Depois de definir o tema, restrinja o foco do trabalho a uma área específica. O tempo de pesquisa é muito curto para que o TCC seja abrangente demais

 

- O TCC pode ser o primeiro item de um portfólio profissional. Por isso, escolher um tema vinculado à área de atuação desejada é uma boa opção.

 

(Portal Universia)


Data: 03/04/2009