topo_cabecalho
HUAC realiza primeiro exame de cateterismo cardíaco

Novo serviço irá beneficiar cerca de 24 pacientes por mês

 

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da UFCG, realizou na manhã desta segunda-feira, 6, o seu primeiro exame de cineancoronariografia (cateterismo cardíaco). O beneficiado com o novo procedimento foi o paciente José Severino Silva, de 41 Anos, que estava internado na Ala D do HU há cinco dias, com Síndrome Isquêmica Coronariana Aguda. Ele passa bem. O exame foi feito pelo médico Antenor Queiroga e pela equipe de Serviço de Hemodinâmica do hospital.

 

A cineancoronariografia é considerada como o padrão ouro dos exames na definição da anatomia coronária. Consiste na visualização angiográfica dos vasos coronários após a injeção seletiva de substância contrastante. As imagens obtidas podem ser arquivadas em meios analógicos ou digitais, permitindo posteriormente uma análise detalhada qualitativa e quantitativa.

 

Com a implantação deste serviço, único em hospital público de Campina Grande, a direção do HUAC espera realizar 24 exames por mês, beneficiando pessoas de Campina Grande e cidades circunvizinhas.

 

Segundo o Ministério da Saúde, por ano, cerca de 300 mil pessoas morrem vitimadas por doenças cardiovasculares, número superior aos das mortes provocadas pelo câncer e os acidentes de trânsito. A maioria das vítimas é de pessoas que estão em plena fase produtiva.

 

O exame é indicado se o paciente apresentar suspeita de doença arterial coronária, mesmo em pacientes assintomáticos; no infarto agudo do miocárdio; nas valvopatias adquiridas, investigação da insuficiência cardíaca, presença de arritmias cardíacas; estudo de cardiopatias congênitas e em situações especiais.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 06/04/2009