UFCG promove inclusão digital no Sertão da Paraíba

Quase 200 pessoas fazem curso de informática no Núcleo de Pesquisa de São João do Rio do Peixe

Inclusão digital, democratização do acesso ao mundo virtual e a inserção de alunos e professores da rede pública na sociedade da informação são ações promovidas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com a oferta do curso de Informática Básica no Núcleo de Pesquisa e Extensão da Bacia do Rio do Peixe. São 12 turmas que contemplam, em sua segunda etapa, 192 cidadãos da cidade de São João do Rio do Peixe, no Sertão paraibano.

Com duração de quatro meses e dividido em módulos de Digitação Profissional, sistema operacional Windows, editor de texto Word 2003 e Noções Básicas de Informática, o curso atende alunos a partir do sexto ano do Ensino Fundamental e professores atuantes da rede pública municipal – em quatro turmas especiais, aos sábados.

Ensinar aos alunos como utilizar as ferramentas da informática no seu cotidiano, principalmente nas atividades escolares, é objetivo principal do curso. “A inclusão digital simplifica a rotina diária e otimiza o tempo, aproveitando bem mais as potencialidades dos estudantes”, explica o instrutor das turmas, Jocerlan Silva, contratado pela prefeitura municipal.

Para ele, um incluído digitalmente não deve se limitar apenas ao uso de e-mail ou compartilhar sites de relacionamentos ou bate-papos, precisa usufruir da informática para se qualificar e avançar nas suas condições sociais.  “Os professores, com a informatização das escolas, precisam aprender a utilizar as ferramentas que lhes auxiliem na didática”, exemplificou.

Beneficiária do projeto, a estudante do oitavo ano Fundamental, Tatiane Nascimento, de 13 anos, disse que, além da oportunidade de aprender a utilizar o microcomputador e a internet, o curso facilita a vida escolar ao disponibilizar os equipamentos para pesquisa, em horário extra-aula. “Eu e meus colegas temos aprendido bastante coisas que nos ajudarão a avançar nos estudos”, ressaltou.

Comprometimento social

“Faz parte das políticas da UFCG, contribuir para o avanço sócio-econômico e cultural da região na qual está inserida. E, em São do Rio do Peixe não tem sido diferente”, ressaltou o diretor Laerton Estrela, ao falar da contribuição que o Núcleo doa à cidade e da satisfação que a população exprime por contar com uma unidade da instituição.

Um curso de informática básica oportuniza aos jovens, que não podem pagar por um curso particular, a entrar no mundo virtual, disse. “Alguns deles nunca tinham chegado próximos a um computador, e já sabem fazer suas pesquisas, elaborar e digitar seus trabalhos, organizar seus arquivos e, até, se comunicar melhor”.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 13/04/2009