Curso de cuidador de idosos será oferecido pela UFCG

Inscrições começam na próxima segunda, dia 13

Treinar pessoas para o cuidado com os idosos é objetivo de curso que será oferecido, no próximo mês de maio, pelo Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (Piati) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). São 30 vagas destinadas a familiares que tratam diretamente com idosos, nos cuidados especiais e no imediato atendimento das necessidades básicas, quando eles estão doentes ou fragilizados.

Gratuitas, as inscrições começarão na próxima segunda-feira, 13, indo até a sexta, 17 - das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sala do Piati - no Centro de Humanidades, campus Campina Grande. Não completadas as vagas por familiares dos idosos, as remanescentes serão preenchidas por cuidadores profissionais que comprovem o exercício da função.

O “Curso para Cuidadores de Idosos: O cuidado como arte e como ciência” acontecerá até o mês de novembro próximo, nas noites das segundas, quartas e quintas, das 19h às 22h, na UFCG. O início das aulas está marcado para o próximo dia 4 de maio.

No ato de inscrição, além de cópia dos documentos pessoais, o interessado deve entregar uma foto 3x4 recente e comprovante de residência. Outras informações pelos telefones 3310.1560 e 3321.3184, ou pelo e-mail marinnamottacg@hotmail.com.

Reconhecimento

O Ministério do Trabalho e Emprego reconhece essa ocupação desde 2001, considerada relevante para um país como o Brasil, que tem 15 milhões de pessoas idosas, com estimativa de 31,8 milhões em 2025.

Este profissional faz o elo entre o idoso e a família, os serviços de saúde, os poderes públicos constituídos, os grupos de convivência e lazer e a comunidade em geral. Está capacitado a atuar em diversas instâncias junto aos idosos no cuidado e assistência, nas atividades de convivência e lazer; aspectos da cidadania e das políticas públicas e criação de negócios direcionados para a população da terceira idade.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 07/04/2009