topo_cabecalho
Universidades de todo Brasil adotam livro publicado pela UFCG

Um Convite à Matemática é de autoria do professor Daniel Cordeiro e está na sua segunda edição

 

Em estudo recente sobre evasão nas universidades brasileiras foi constatado que o índice nos cursos de Matemática está entre os mais elevados do país. Para os especialistas, as maiores dificuldades do ensino e da aprendizagem dessa área consistem no desconhecimento da sua linguagem, do seu uso e dos princípios básicos da sua lógica, por parte dos estudantes e dos professores. A didática do ensino quase nunca corresponde às aspirações dos alunos, e por isso, muitos decidem abandonar o curso e seguir outra área.

 

Foi pensando na metodologia de ensino, na integração do aluno com os docentes e no aprendizado de forma dinâmica, que o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Daniel Cordeiro de Morais Filho, lançou o livro “Um Convite à Matemática - Fundamentos  Lógicos com Técnicas de Demonstração, Notas Históricas e Curiosidades”, que já está sendo adotado por universidades de todo o Brasil, como uma valiosa ferramenta para o aprendizado dos estudantes.

 

Como livro/texto, foi adotado nas disciplinas dos primeiros semestres nas universidades federais de Campina Grande, da Paraíba (em dois campi distintos), Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Norte (em dois campi distintos), além da Estadual da Paraíba. “É importante salientar que o livro já faz parte da biblioteca básica recomendada para participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática, realizada pelo MEC”, esclarece Daniel Cordeiro.

 

O conteúdo tem como objetivo ensinar de forma simples e acessível aos alunos e professores a linguagem e a lógica básica matemática a fim de facilitar o aprendizado de temas matemáticos específicos, do currículo tradicional. Segundo o professor, diferente de outros livros do gênero, este apresenta a Lógica-Matemática dentro da própria Matemática, visando a formação de professores para o magistério e de alunos para disciplinas mais avançadas.

 

“É uma leitura ideal para iniciantes ou para quem deseja aperfeiçoar seus conhecimentos, já que o texto é dividido em pequenos capítulos, cada um trazendo vários exercícios baseados em situações reais. Fico muito feliz de saber que colegas de profissão, que nem conheço, estão usando o livro como referência no seu ensino nas salas de aula”, comenta. O livro foi fruto de um trabalho de mais de cinco anos, testado e usado antes de ser publicado.

 

Lançamentos

 

Publicado pela Editora Universitária da UFCG (EDUFCG), o livro que está na sua segunda edição (a primeira saiu em 2006), foi lançado nas universidades federais de Campina Grande, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará, da Bahia, de Pernambuco, de Alagoas, do Pará (em dois campi distintos), na Universidade Federal de Maringá e, ainda neste mês, será lançado na Universidade Federal de Goiás.

 

O livro ainda foi lançado na IV Bienal Brasileira de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. De acordo com o responsável pela EDUFCG, Antônio Clarindo Barbosa de Souza, uma terceira edição já está sendo viabilizada. Na nova edição, haverá mudanças levando em consideração as opiniões dos leitores e dos professores que o usaram.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 07/04/2009