Estudantes da UFCG produzem filme sobre os índios Kapinawá

Os estudantes Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque e Glauco Machado, do curso de Arte e Mídia da UFCG, estão realizando um vídeo sobre o tema a construção do ritual do Toré, entre os índios Kapinawá, do interior de Pernambuco, que vai contar a história da mobilização política dos índios em torno de sua identidade, a partir desse ritual religioso, político e artístico, que integra a cultura daqueles índios. Esse trabalho é o resultado da dissertação do mestrado em Sociologia feito por Marcos Alexandre na UFCG, cuja defesa foi em 2005. Atualmente ele faz doutorado em Sociologia na mesma Universidade.

Os estudantes estão solicitando ajuda financeira para concluir o vídeo, a qual pode ser entregue pessoalmente a qualquer um deles, no próprio curso de Arte e Mídia. Outro contato para tratar da questão pode ser feito pelo e-mail marcosdada@yahoo.com.br.

A dupla já recebeu três prêmios, dois nacionais e um internacional pela produção dos vídeos: Jurema: Raízes Etéreas, realizado em 2003, e Meu Atikum, produzido em 2005.

Data: 14/02/2006