Universidade francesa oferece programa de pós-graduação a estudantes paraibanos

Apresentação acontece no próximo dia 28, na UFCG

Na próxima semana, o professor Hubert Drouvot, representante da Grenoble Universités, estará na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apresentando o programa de intercâmbio e cooperação com universidades brasileiras destinado a graduados e mestres de várias áreas de estudo e pesquisa que queiram realizar o seu mestrado ou doutorado naquela instituição francesa.

Promovida pelas pró-reitorias de Graduação e Pós-graduação da UFCG, a palestra, aberta à toda comunidade universitária paraibana, terá início às 9h da terça, dia 28, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande.

A seleção dos candidatos é feita de maneira conjunta entre a universidade de origem e a universidade na qual se pretende estudar em Grenoble. Além da ajuda financeira, de acordo com o dossiê e área de interesse do mestrando ou doutorando, o alojamento em residência universitária é garantido e uma formação intensiva em francês é colocada à disposição.

A duração do intercâmbio pode variar de um semestre a três anos, dependendo da formação desejada, onde o estudante obtém os créditos válidos em sua instituição de origem ou o diploma da pós-graduação. Com todas as áreas de ensino sendo contemplada, para este ano, a Grenoble está oferecendo 75 vagas específicas para as diversas áreas de engenharia.

Grenoble

Localizada no coração da Europa, na região Rhône-Alpes, Grenoble é uma das primeiras cidades universitárias daquele continente e oferece um conjunto de formações em todos os campos do conhecimento. São mais de 200 especialidades em Master.

Com uma vida acadêmica, cultural e esportiva dinâmica, em seus ambientes científicos e tecnológicos, circulam mais de 6 mil estudantes estrangeiros.

Os dossiers de candidatura e informações complementares estão disponíveis na página www.grenoble-universites.fr/programme-bresil.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 20/04/2009