Equipe da UFCG participará do Projeto Rondon

Atividades serão desenvolvidas no município de Sapé

Um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi aprovado pelo Ministério da Defesa para a Operação Nordeste-Sul – Paraíba, do Projeto do Rondon, como parte das ações a serem executadas em 2009. A proposta da UFCG se enquadra no Conjunto A da Operação, que engloba atividades de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. As ações serão desenvolvidas no município de Sapé.

Dois professores e seis alunos participarão do projeto. A seleção dos estudantes será feita pelos próprios docentes. Só serão aceitos os que estiverem matriculados do 7º período em diante e que não tenham participado ainda do Projeto Rondon. Como as ações envolvem várias áreas, poderão participar da seleção alunos de vários cursos. A primeira visita do grupo ao município está prevista para 11 a 15 de maio deste ano. A seleção dos alunos acontecerá até o dia 1º de junho.

Segundo a coordenadora de Extensão Cultural da UFCG, Nadege da Silva Dantas, as atividades serão realizadas pela equipe de 17 de julho a 2 de agosto deste ano, período em que deverá estar ocorrendo o recesso escolar na universidade.

Além da equipe da UFCG, que terá a participação dos professores Paulo de Freitas Monteiro e Sheyla Milena Pessoa, do CCBS, um grupo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-SP) desenvolverá em Sapé as ações do Conjunto B, sobre Gestão Pública e Meio Ambiente. A ida das equipes ao município será de responsabilidade do Ministério da Defesa e o apoio logístico aos integrantes será por conta da prefeitura local.

“Esses estudantes atuam como agentes multiplicadores, capacitando pessoas da comunidade sobre diversos temas do interesse coletivo, como saúde pública, direitos a serem preservados e deveres que devem ser cumpridos, além de ajudarem na instalação de conselhos e outras organizações de apoio social”, relata Nadege da Silva Dantas. Em janeiro, as equipes devem retornar ao município para avaliar os resultados de seus trabalhos.

Além de Sapé, serão beneficiados com a Operação Nordeste-Sul – Paraíba, os municípios de Alagoa Grande, Alagoinha, Boqueirão, Areial, Aroeiras, Caturité, Esperança, Fagundes, Gado Bravo, Ingá, Gurinhém, Juarez Távora, Mari, Massaranduba, Matinhas, Juripiranga, Mogeiro, Pilar, Pocinhos

Queimadas, São José dos Ramos, São Miguel do Taipu, Sapé e Serra Redonda. Nestas localidades, as atividades serão desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior (IES) de várias partes do Brasil.

A Operação Nordeste-Sul envolve ações na Paraíba e no Rio Grande do Sul e a seleção dos projetos foi feita através de convite pelo próprio Ministério da Defesa. Desde sua criação, em 11 de julho de 1967, o Projeto Rondon já realizou várias atividades de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local, sustentável e gestão pública.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 22/04/2009