Posto Médico da UFCG realiza vacinação contra gripe

Maiores de 60 anos devem se vacinar nesta quarta, dia 6

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará nesta quarta, dia 6, no Posto Médico da UFCG, no campus Campina Grande, vacinando os integrantes da comunidade universitária, com idade acima de 60 anos, contra a gripe. A vacinação acontece das 9h às 17h.

Lançada no último dia 22 de abril, pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso pretende imunizar 80% da população com 60 anos ou mais - o que representa mais de 15 milhões de pessoas. A campanha prossegue até o dia 8 de maio

A vacina é um dos meios de prevenir a gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto na diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável. Estudos nacionais e internacionais demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por doenças respiratórias.

No site do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (http://pni.datasus.gov.br/) é possível acompanhar o “vacinômetro”, ferramenta que mostra o andamento da vacinação no país.

Vacina

A vacina contra a influenza (nome usado pelos médicos para identificar a gripe) é produzida com base nos três tipos de vírus da doença que têm maior incidência no Brasil. Essa combinação, segundo o Ministério da Saúde, eleva a capacidade de proteção da vacina, que leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe. A única contra-indicação é para pessoas alérgicas à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 04/05/2009