Abertas vagas de estudos na Austrália

Programa Endeavour recebe inscrições até 31 de julho

Interessados em estudar na Austrália têm até o dia 31 de julho para se inscrever no Programa Endeavour e concorrer a uma das bolsas oferecidas pelos programas Endeavour Research Fellowships (pesquisas de curta duração) e Endeavour International Postgraduate Research Scholarships (bolsas de pós-graduação).

O oferecimento dessas oportunidades faz parte da iniciativa do Ministério de Educação, Ciências e Treinamento australiano para conceder auxílio a pesquisadores de pós-graduação e pós-doutorado da Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e Oriente Médio.

O Endeavour Research Fellowships é um programa de pesquisa em pós-graduação com duração de quatro a seis meses que oferece suporte financeiro a estudantes estrangeiros da América Latina. O governo australiano privilegia, para concessão desse tipo de bolsa, candidatos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.

O Endeavour International Postgraduate Research Scholarships é um programa destinado a estudantes que desejam pleitear uma das 330 bolsas de mestrado ou doutorado destinadas a estrangeiros. A duração do programa é de dois anos para mestrado e três para doutorado.

Os dois programas oferecem aos bolsistas o custeio da viagem, valor mensal em dólar australiano e seguro saúde. A única diferença é para os acompanhantes dos participantes do programa de pesquisa de curta duração. Esses não receberão ajuda financeira, enquanto no programa de pesquisa em nível de mestrado e doutorado são cobertas as despesas do curso e de seguro do estudante e seus dependentes.

Os interessados em concorrer a bolsas devem submeter o pedido junto às universidades participantes do programa nas quais têm interesse de estudar. O processo de seleção dos beneficiados é conduzido pelas instituições de ensino com base nas diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Educação, Ciência e Treinamento australiano.

Como se inscrever

Estudantes brasileiros que queiram se candidatar a uma das duas oportunidades devem comprovar desempenho acadêmico e levantar a documentação necessária para fazer a inscrição. Também é necessário ter confirmação da aceitação de uma das universidades participantes. A lista de documentos exigidos está no site do Programa Endeavour.

Todas as bolsas oferecidas pelo Endeavour exigem certificação IELTS (International English Language Testing System) e TOEFL (Test of English as a Foreign Language) que precisam ser anexadas ao formulário de inscrição do candidato. (Saiba como providenciar o exame de certificação da língua inglesa clicando aqui).

Para ser elegível às bolsas oferecidas pelo programa Endeavour o candidato deve estar no país em que tem residência permanente. Ou seja, não pode estar temporariamente em outro país, num intercâmbio, por exemplo. Essa regra não vale para a União Européia. O candidato que for natural de país membro da UE pode se candidatar mesmo que resida em outro país da UE.

Também é importante apresentar projeto de pesquisa relevante aos interesses da Austrália ou do país de origem do candidato. Informações sobre instituições australianas podem ser obtidas no site http://www.studyinaustralia.gov.au.

O candidato precisará apresentar referências de coordenadores de curso, professores e pesquisadores com mesmo grau de instrução, além do empregador atual. Não serão aceitas referências de membros da família do candidato.

As respostas sobre a aprovação ou não das candidaturas serão divulgadas em outubro de 2009.

Mais informações

Outros detalhes sobre o programa estão no site oficial http://www.endeavour.dest.gov.au/ O portal Study in Australia oferece informações em português e tem sistema de busca de bolsas de estudo.

(Portal Universia)

Data: 06/05/2009