Grupo da UFCG realiza visita técnica a empresas baianas

Vinte alunos e cinco professores da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal conheceram projetos de controle ambiental e de manejo florestal.

Um grupo de 20 alunos e cinco professores da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal da UFCG, campus Patos, esteve visitando, na última semana, duas grandes empresas localizadas no norte da Bahia que atuam na área florestal: a Ferbasa e a Bahia Pulp.

“É fundamental a realização de atividades extraclasse para a consolidação do ensino teórico”, explica o professor Lúcio Valério Coutinho, que coordenou a visita. Segundo ele, são nestas ocasiões que alunos e professores podem verificar “in loco” as aplicações das técnicas aprendidas em sala de aula, principalmente as referentes a projetos de manejo florestal e de controle ambiental.

“Pudemos conhecer as atividades desenvolvidas em cada empresa, principalmente no que diz respeito à silvicultura, viveiro florestal, colheita e transporte de madeira e plantios de eucalipto, e ainda tivemos a oportunidade de visitar o complexo industrial da Ferbasa, no município de Pojuca”, explicou Coutinho, destacando o apoio e a receptividade que o grupo recebeu das empresas.

A Ferbasa, única empresa do país a produzir ligas de ferro (ferrocromo e ferrosilicío), investiu nos últimos quatro anos R$ 18 milhões no gerenciamento e minimização dos impactos ambientais de seu parque industrial, além de ter criado,recentemente, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com 450 hectares.

Única empresa brasileira a produzir celulose solúvel, usada na fabricação de cápsulas de medicamentos e telas de LCD, a Bahia Pulp tem uma das maiores áreas de conservação privada do Brasil. No total, são 31.462 hectares em áreas de reserva natural, formando um corredor biológico com mais de 41 km de extensão.

Os outros professores que integraram o grupo da UFCG foram Josuel Arcanjo da Silva, Patrícia Carneiro Souto, Ivonete Alves Bakke e Antonio Lucineudo de Oliveira.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 07/05/2009