Museu do Semiárido abre inscrições para oficinas de grafismo e de machê

O tema das oficinas será Recantos do Semiárido.

O Museu Interativo do Semiárido (Misa), situado no campus da UFCG em Campina Grande, está com inscrições abertas para as oficinas de grafismo “Traços do Semiárido”, e de machê “A arte do Semiárido em papel”. As oficinas serão gratuitas e serão realizadas no dia 21 de maio, manhã e tarde, como parte da programação da Semana Nacional de Museus, que acontece no Misa, de 18 a 22 de maio.

O evento é uma realização do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Universidade Federal de Campina Grande, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido, com o apoio do INSA – Instituto Nacional do Semiárido, Café São Braz, Leite Cariri e Kromme.

A oficina de grafismo será voltada para discussões acerca da habilidade do desenho em grafiti. Serão trabalhadas as cinco habilidades básicas de um desenhista: a capacidade de enxergar arestas e contornos; a capacidade de enxergar espaços negativos; a capacidade de enxergar Proporções e Perspectiva; a capacidade de enxergar luz e sombra; e a capacidade de enxergar o Gestalt, ou seja, todas as habilidades em conjunto.

A oficina de grafiti será ministrada pelo artista Jorge Elô, formado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); já expôs "Clássicos à Nanquim", é desenhista de quadrinhos, ministra cursos de desenho e é colunista de site.

Na oficina de escultura em papel machê, com o uso de arame, papel e cola é possível criar esculturas de variadas formas e tamanho, além de ser possível trabalhar dentro dos mais diversos temas. São esculturas contemporâneas, que, com o acabamento adequado, nada ficam a dever às esculturas de mestres da madeira. Possibilitam, ainda, a completa restauração, uma vez que a estrutura de sustentação (a armação de arame) nunca se rompe com facilidade.

A oficina de machê se divide em três etapas: o estudo e elaboração da estrutura da peça a ser feita; o uso adequado do material a ser usado na composição da peça e o acabamento com o uso de lixas e a própria pintura. A oficina de machê será ministrada pelo artista e artesão Zito Nunes de Siqueira Júnior, o ZITO JR., radicado em Sumé, professor de Matemática, Física, Inglês e Arte. Zito Júnior e sócio fundador da Associação Zitartes de Sumé, onde leciona Teatro e Artes Plásticas, para crianças e jovens a partir dos 7 anos de idade. É fundador e presidente do Ciclo Teatro de Sumé, fundado em 02 de março de 1994. Fundador e editor-chefe do Jornal de Poesias Cabeça de Rato, que desde 1988, revela e divulga os poetas das regiões do Moxotó e Pajeú pernambucano, e do Cariri paraibano.

Zito Júnior já recebeu vários prêmios, entre eles: Prêmio Funarte de Dramaturgia, Teatro para a Infância e Juventude, com o texto A Mosca, O Diabo e O Padeiro (2003); Ganhador do Prêmio Novos Autores Paraibanos, categoria Teatro, com o texto A Volta de Lampião (2006); 1º Lugar no Concurso de Poesias da XIX Semana Estudantil de Artes de Sertânia (2007); Selecionado dos Revelandos os Brasis III, com o roteiro para o curta Capa de Chuva (2008), além participar de várias exposições com suas gravuras e esculturas em machê.

As vagas para as oficinas são limitadas. Mais informações e inscrições no Museu Interativo do Semiárido/UFCG pelo fone (83) 3310.1591.

(Helda Suene - Asscom Peasa_Misa/UFCG)

Data: 07/05/2009