Prazo prorrogado para Prêmio Jovem Cientista

A 24º edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC) teve suas inscrições prorrogadas até 30 de junho de 2010. Com o tema Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro, esta edição se volta para o estudo, desenvolvimento e uso de energias alternativas, de modo a estimular produção e consumo dessas fontes de energia de uma maneira sustentável.

O Prêmio Jovem Cientista foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1981, e conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e da Gerdau, e tem como objetivos promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e pesquisadores.

Serão cinco modalidades premiadas: Graduado, Estudante de Ensino Superior, Estudante de Ensino Médio, Orientador e Mérito Institucional. Também se concede uma menção honrosa para um pesquisador com título de doutor que se destaque por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio.

Na categoria Graduado, pode concorrer quem concluiu curso de graduação e tiver menos de 40 anos de idade até 31 de dezembro de 2009. Na categoria Estudante de Ensino Superior, concorrem graduandos abaixo dos 30 anos até o último dia deste ano.

Estudantes do ensino médio também podem se inscrever, contanto que estejam regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas e em escolas técnicas, e tenham menos de 25 anos até 31 de dezembro. Os orientadores dos vencedores nestas categorias também recebem prêmio.

A instituição de ensino superior e a de ensino médio às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos com qualidade recebem o prêmio de Mérito Institucional.

Premiações

As premiações somam R$ 150 mil. O 1º lugar na categoria Graduado recebe R$ 20 mil, e melhor trabalho de estudante do ensino superior, R$ 10 mil. Os três primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio recebem bolsas de estudo do CNPq.

As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelos Correios. O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis na página eletrônica do prêmio.

Data: 07/05/2009