topo_cabecalho
Bolsas para pós-graduação na Alemanha

O programa oferece 38 opções de pós-graduação Master e três de PhD 

 

O Programa de Pós-graduação com Relevância para Países em Desenvolvimento, com bolsas do Daad (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e do Ministério Alemão da Cooperação Econômica (BMZ), está com inscrições abertas

O programa oferece 38 opções de pós-graduação Master e três de PhD, nas áreas de economia, gestão, desenvolvimento, engenharia, matemática, planejamento regional, agricultura, silvicultura, ciências ambientais, geociências, saúde pública, sociologia e educação. Com início previsto a partir de outubro de 2010, os cursos masters terão duração de 18 a 24 meses e os de doutorado, 36.

Podem candidatar-se jovens profissionais, com no mínimo dois anos de experiência profissional na área do curso (após a graduação). Exigem-se conhecimentos básicos de alemão (nível A2) para candidatos às pós-graduações ministradas em alemão e proficiência em inglês para aquelas oferecidas neste idioma. Os bolsistas deverão receber curso de alemão intensivo de dois a quatro meses antes do início do master. Alguns cursos requerem idade máxima de 32 ou 36 anos.

O candidato deverá informar se necessita de bolsa parcial ou integral do Daad. Terão prioridade candidatos recomendados por seus empregadores e com promessa de recolocação após o curso. As chances de admissão no programa são maiores para quem dispuser de recursos financeiros próprios ou suporte do empregador ou de outra instituição.

O prazo para envio da documentação ao Escritório Regional do Daad no Rio de Janeiro encerra-se em 28 de agosto.

Mais informações no site http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm


(Com informações da Assessoria de Comunicação do Daad)


Data: 07/05/2009