Projeto Universidades Cidadãs promove curso de extensão

Atividade tem início na próxima quinta, 13.

Dando continuidade ao processo de capacitação de sua equipe, o projeto de extensão Universidades Cidadãs, da UFCG, promoverá a partir da próxima quarta-feira, 13, o curso Aspectos Teóricos e Metodológicos da Extensão.

A atividade tem como objetivo promover a relação dialógica entre a comunidade universitária e a comunidade rural, fomentando o espírito de equipe e a troca de saberes e experiências, de forma a estreitar e fortalecer laços e diminuir diferenças.

O curso será ministrado no auditório do Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias e Ciências Agroambientais, no campus Campina Grande, pela professora Fernanda Leal, da Unidade Acadêmica de Pedagogia da instituição. Ao todo serão seis módulos de três horas cada, sempre às quartas-feiras à noite, com intervalo de quinze dias entre as sessões.

“Serão abordadas questões como a partilha de conhecimentos, a relação entre o estranho e o familiar no encontro com o outro, e extensão numa perspectiva de Paulo Freire”, explica o coordenador do projeto, professor Fernando Garcia.

Para ele, trata-se de uma atividade importante para a experiência de extensão, devido à diversificada formação dos membros da equipe, que inclui pessoas de várias áreas do conhecimento, como Engenharia Agrícola, Agronomia, Pedagogia, Sociologia, Economia, Comunicação, Arte e Mídia, Desenho Industrial e História. “A idéia é termos um elemento em comum que possa oferecer aspectos de identificação entre os participantes”, disse.

O Universidades Cidadãs objetiva promover ações de cidadania e melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda das comunidades do semi-árido aonde o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) vem trabalhando, desde 2000.

A iniciativa possibilita que estudantes e professores utilizam seu conhecimento para ajudar a implantar diversas ações de desenvolvimento comunitário e, ao mesmo tempo, se aprimorem por meio da prática e do contato com os saberes populares, propiciando uma relação transformadora entre universidade e sociedade.

Participam do projeto o CNPq e as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Sergipe (UFS), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 11/05/2009