Acordo sobre bolsa do ProUni é fechado

22 das 74 instituições irregulares prometeram elevar oferta de vagas

Vinte e duas instituições de ensino superior - das 74 participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) que ofereciam menos de 50% das bolsas devidas - assinaram termos de compromisso com o Ministério da Educação e se comprometem a oferecer o total de bolsas devidas e mais 20% de penalidade pelos próximos dois ou três anos. As demais estão com os termos em análise. Se após a assinatura as instituições não cumprirem o acordo, poderão ser desligadas do programa.

Supervisão nas 1,2 mil instituições que participam do ProUni apontou que, nos últimos quatro anos, pelo menos 10 mil bolsas que deveriam ter sido dadas a alunos de baixa renda foram sonegadas. O programa prevê que, em troca de isenção fiscal, as instituições ofereçam o equivalente a 8,5% do faturamento em bolsas integrais e parciais (50% da mensalidade) a jovens com renda per capita familiar de 1,5 e 3 salários mínimos. Essas 74 instituições ofereciam menos de 4%.

(O Estado de SP, 13/5)

Data: 13/05/2009