Impa promove programa para professores de Matemática

Inscrições abertas até 20 de junho

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) promove mais uma edição do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. A iniciativa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do ensino médio e é realizada desde 1990.

Do Programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. A coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.

O programa, que está com inscrição aberta até 20 de junho, é realizado em módulos, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares.

O grupo a ser treinado terá 130 professores no estado do Rio de Janeiro e entre 50 e 100 participantes nos centros multiplicadores, instalados em universidades de quase todos os estados. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9h às 17h), por uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.

Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no Impa e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do Impa para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Pesquisas (RNP/MCT). Os professores poderão enviar suas perguntas durante as aulas, utilizando um programa de chat. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.

Hoje, o programa recebe apoio do Projeto Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Contribuição à Região, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Para mais informações, acesse o link:

(Assessoria de Comunicação do MCT)

Data: 13/05/2009