Inscrições do Desafio Sebrae 2009 crescem 34% e bate recorde na Paraíba

Quase quatro mil universitários paraibanos se inscreveram este ano no game que ensina práticas de gestão empreendedora e premia vencedores com notebooks e viagens a centros empreendedores da Europa

Quase quatro mil universitários paraibanos (3.941) se inscreveram este ano no Desafio Sebrae 2009. As inscrições encerradas, ontem, para a 10ª edição do game de empreendedorismo foram recordes no Estado, com o crescimento de 34% do número de estudantes quando comparado à edição do ano passado (2.939). Ao todo mais 740 equipes de três e cinco estudantes universitários foram formadas para disputar a primeira fase do jogo, válida pela etapa estadual, que começa ainda no final deste mês.  No país, o volume total de inscritos chegou a mais de 130 mil, o que também é um recorde.

De acordo com o setor de estatística do Desafio Sebrae, houve maior equilíbrio de homens (53,3%) e mulheres (46,7%) inscritos este ano na Paraíba em relação às edições anteriores. Já a faixa etária predominante continua jovem. Mais de 59,52% dos 3.941 universitários que efetivaram a inscrição pela internet estão entre 18 a 22 anos. Outros 34,31% foram da faixa etária dos 23 aos 26 anos.

Os cursos de Administração (780), Direito (476), Ciências Contábeis (319), Engenharia (302), Administração de Empresas (183), Enfermagem (161), Geografia (105) e Fisioterapia (101) foram os obtiveram o maior número de estudantes inscritos no Desafio Sebrae 2009. A divulgação mais intensa no interior das universidades e faculdades nas diversas regiões do Estado provocou também um crescimento de inscrições de estudantes de outros cursos. Em 2009, aumentou de 40 para 117 o número de cursos a mais que o ano passado (alta de 192%) enquanto o número de faculdades do ensino superior subiu de 31 para 45 (alta de 45,1%). Cursos como Zootecnia, Medicina Veterinária Gestão de Micro e Pequenas Empresas,  Sociologia e Artes tiveram alunos inscritos.

No ranking das universidades e faculdades que tiveram mais inscrições, a UFPB, incluindo todos os campi, lidera com 1.199 inscrições. Em segundo ficou a UEPB também incluindo os diversos campi espalhados pelo Estado (702). Logo atrás veio a UFCG com 604 alunos enquanto o Cefet inscreveu 122. Entre as faculdades particulares, a Unipê ficou em primeiro com 375 inscritos e quarta no geral. Em seguida vieram a INPER, IESP e a FIP de Patos.

Ao comemorar os números da Paraíba, a gestora do projeto Desafio Sebrae local, Socorro Vasconcelos, agradeceu o empenho de toda a equipe do Sebrae envolvida no período da inscrição, das universidades e faculdades do Estado que abriram suas portas para a divulgação e incentivaram os alunos e também dos meios de comunicação que possibilitaram as informações do Desafio chegar ao universo maior de estudantes. “Nas últimas 48 horas, mais de 1,3 mil estudantes efetivaram a inscrição na Paraíba e isso é prova desse esforço conjunto”, revelou.

A gestora informou que todos os inscritos fiquem atentos às áreas restritas, pois lá é que chegaram informações sobre a data da abertura da primeira etapa, download do jogo e as informações referentes ao jogo. “Cada equipe recebeu um login e uma senha para monitorar as informações do Desafio Sebrae”, revelou.

Voltado para estudantes do ensino superior, o Desafio é um jogo virtual que estimula a prática do empreendedorismo, através da simulação das atividades de uma empresa real com seus problemas de gestão. Em 2009, os estudantes irão administrar virtualmente uma fábrica de brinquedos artesanais por meio do software desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).

O Desafio, também chamado de game de empreendedorismo, é dividido em cinco fases, sendo três etapas on-line e duas presenciais, que acontecerá no período de maio até novembro deste ano. As três primeiras fases são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio estado, divididas em chaves. As duas últimas fases, a semifinal nacional e a final nacional serão realizadas em Brasília, em comemoração aos dez anos do jogo virtual. Em 2009, os estudantes irão administrar virtualmente uma fábrica de brinquedos artesanais por meio do software desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).

Durante as fases, o participante tem a possibilidade de testar sua capacidade de tomada de decisões, de trabalhar em equipe, de buscar soluções, tendo também a oportunidade de enriquecer seu espírito empreendedor.

As premiações do Desafio para equipes vencedoras vão de cursos no Sebrae a notebooks, para os campeões estaduais, enquanto a campeã nacional viajará por dez dias para conhecer centros de empreendedorismo na Europa. Em 2008, o destino foi Barcelona, na Espanha.

Data: 14/05/2009